fbpx

Resíduos em Portugal: Cada português produziu 440 kg de resíduos num ano

A produção de resíduos em Portugal aumentou em 25% entre 1995 e 2013, segundo dados divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia.

O Relatório sobre Resíduos Urbanos na União Europeia mostra as tendências de produção e tratamento de resíduos em cada país, desde 1995 a 2013. Existe uma tendência acentuada na diminuição de deposição de resíduos em aterro, à medida em que os países  avançam para formas alternativas de tratamento.

No cenário geral da União Europeia, nota-se uma tendência de diminuição na produção de resíduos urbanos. Apesar disso a maioria dos resíduos (57%) da União Europeia continua a seguir para aterro ou incineração.

Os portugueses produziram 440 kg de resíduos urbanos por habitante em 2013, 24% foram incinerados, 13% seguiu para compostagem e apenas 13% para reciclagem. Portugal é o quinto país que menos recicla no grupo dos 28, ficando muito abaixo da média, que é de 28%.

Apesar do aumento de 25% na quantidade de resíduos produzidos entre 1995 e 2013, de 2010 para 2013 ocorreu uma descida significativa, de 516 kg para 440 kg por pessoa, colocando Portugal abaixo da média europeia, que é de 481 kg por pessoa.

O Plano Nacional de Gestão de Resíduos para o horizonte 2014-2020, que estabelece o regime geral aplicável à prevenção, produção e gestão de resíduos, vem preconizar uma mudança do paradigma em matéria de resíduos em Portugal e na Europa, na medida em que estabelece a obrigação dos Estados-Membros elaborarem planos de gestão de resíduos.

Consulte as estatísticas completas do Relatório sobre Resíduos Urbanos na União Europeia.

Veja o projeto de gestão de resíduos que a NOCTULA – Consultores em Ambiente desenvolveu no Palácio do Gelo Shopping em Viseu: www.noctula.pt/?p=773.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.