fbpx

Comissão Europeia aprova Fundo Social para a Ação Climática

Recentemente a Comissão Europeia aprovou o Fundo Social para a Ação Climática, que apoiará os cidadãos da UE mais afetados ou em risco de pobreza energética ou de mobilidade. Ajudará a atenuar os custos para as pessoas mais expostas à mudança, para assegurar que a transição é justa e não deixa ninguém para trás.

O fundo concederá um financiamento de 72.200 milhões de euros durante 7 anos, para a renovação de habitações e edifícios que utilizem mais energias renováveis e sejam mais eficientes do ponto de vista energético.

Este fundo permitirá ainda o acesso a soluções de mobilidade com emissões nulas ou baixas.

Para que que este fundo seja devidamente aplicado a Comissão propõe:

  • a obrigação de os Estados-Membros renovarem, pelo menos, o equivalente a 3 % da superfície total do conjunto de edifícios públicos por ano;
  • fixar um valor de referência de 49 % de utilização de energias renováveis nos edifícios até 2030;
  • exigir que os Estados-Membros aumentem a utilização de energias renováveis no aquecimento e arrefecimento em 1,1 pontos percentuais por ano até 2030.

 

Este fundo é uma das medidas integradas no âmbito do Green Deal (Pacto Ecológico Europeu), que levou os 27 Estados-membros a comprometerem-se a atingir a neutralidade carbónica até 2050, através da mitigação das emissões em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

O que está a ser feito em Portugal?

No âmbito das medidas de ação climática estabelecidas a nível Europeu, em Portugal, o Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, lançou recentemente o programa Vale Eficiência”, uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a mitigação de situações de pobreza energética, através da atribuição a famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética, um vale no valor de 1.300€, para ser usado na aquisição de serviços, materiais, equipamentos ou soluções energeticamente eficientes, que permitam melhorar o desempenho energético e o conforto térmico das habitações.

Para saber mais sobre o “Vale Eficiência”, leia o nosso artigo aqui.

Fonte: ec.europa

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.