A preocupante situação populacional do coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus algirus) e a tendência de declínio que esta espécie tem registado nos últimos anos levaram à união de esforços entre entidades portuguesas e espanholas para evitar o progressivo declínio desta espécie e inverter os respetivos impactes ambientais. Foi nesse sentido que surgiu o projeto Life Iberconejo (Life 20 GIE/ES/000731), coordenado pela Asociacion para la Defensa de la Naturaleza (WWF Espanha).
Recentemente o projeto recebeu financiamento que permitirá contribuir para a inversão da tendência de declínio do coelho-bravo.
O desenvolvimento do projeto Life Iberconejo pretende incidir sobre uma série de assuntos fulcrais, nomeadamente:
- Desenvolvimento de uma estrutura ibérica de governança: Euopean rabbit Iberian Coordination Committee (ERICC);
- Avaliação e monitorização das populações de coelho-bravo à escala ibérica, utilizando protocolos de avaliação comuns nos dois países;
- Avaliação e monitorização dos apoios comunitários à atividade agrícola considerando os seus benefícios para a sustentabilidade desta espécie, onde ainda se inclui a avaliação dos prejuízos causados pelo coelho nos sistemas agrários e formas de os avaliar e minimizar..
O projeto tem como unidade geográfica de trabalho o centro e sul da Península Ibérica e está previsto terminar no final de 2024.
As 14 entidades beneficiárias, 5 das quais portuguesas, entre elas o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas – ICNF, representam, no seu conjunto, os principais interessados na gestão desta espécie.
O Coelho-bravo é uma espécie importante nos ecossistemas mediterrânicos, fazendo parte da alimentação duma ampla gama de predadores, sendo a presa principal de espécies em perigo de extinção, como o Lince-ibérico (Lynx pardinus) e a Águia-imperial (Aquila adalberti).
São-lhe também atribuídas importantes atividades como modelador da paisagem associadas aos sistemas mediterrânicos, contribuindo para a perpetuidade destes sistemas, em particular como fomentador da pedogénese.
Fique a saber mais sobre o coelho-bravo através do nosso artigo: Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) registado em vídeo.
Veja também alguns vídeos de Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) registados durante os trabalhos de vídeo-monitorização de fauna da NOCTULA – Consultores em Ambiente.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:
- planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.
Trabalhos coordenados pela NOCTULA
Abrigos artificiais para Coelho-bravo e pastagens para Corço;
- Monitorização da Mortalidade de Aves e Quirópteros no parque eólico da Serra d’el Rei;
- Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel;
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.
Fonte: ICNF