O setor de produção de energia solar está em rápido crescimento, sendo esperado um aumento considerável nos próximos anos com a fase de exploração de grandes instalações solares.
Por esse motivo, as manutenções e inspeções dos painéis solares fotovoltaicos tornam-se um dos grandes focos da próxima década.
Em que consistem as inspeções solares fotovoltaicas?
As inspeções solares são uma forma de manutenção proativa e preventiva, cujo objetivo consiste em avaliar a saúde operacional de determinada instalação solar e detetar possíveis anomalias nas células solares, permitindo otimizar os painéis solares de baixo desempenho e a evitar reparações dispendiosas futuras.
As avaliações tradicionais das instalações fotovoltaicas inspecionam cada painel com câmeras térmicos portáteis. Durante este processo, é necessário acompanhar e procurar manualmente os locais das anomalias para realizar a manutenção. No entanto, com o aumento exponencial de instalações solares a grande escala, as inspeções de painéis solares fotovoltaicos com recurso a um sensor térmico instalado em VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado – Drone) estão a tornar-se cada vez mais comuns em vários setores como parte dos procedimentos de rotina na manutenção de painéis solares.
Porquê?
A utilização de drones com recursos a sensores térmicos vem melhorar bastante a eficiência e precisão dos processos de inspeção. As câmeras térmicas incorporadas nestas plataformas aéreas, recolhem imagens térmicas (infravermelhas) de alta resolução, altamente confiáveis e precisas, durante apenas um único voo. Inspecionam e analisam grandes áreas fotovoltaicas numa fração do tempo.
As inspeções aéreas fotovoltaicas são importantes porque podem ajudar a melhorar, de uma forma mais rápida e eficaz, a eficiência dos painéis solares e evitar possíveis problemas. Ao identificar os problemas antecipadamente, é possível tomar ações corretivas para garantir que os painéis funcionem corretamente.
O equipamento instalado no VANT permite ainda catalogar dados históricos ao longo do tempo. Ao manter um registo detalhado das condições da instalação solar e das reparações anteriores, é possível seguir tendências mais amplas e garantir que a eficiência seja mantida adequadamente.
Otimizar a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos é a chave para maximizar o retorno do investimento.
As inspeções solares com recurso a sensores térmicos instalados em drones podem detectar uma diversidade de anomalias, como por exemplo:
- fissuras nos módulos solares;
- lixo acumulado;
- invasões de vegetação;
- diversas anomalias técnicas a nível de funcionamento e eficiência do módulo solar, como o sobreaquecimento.
A utilização de Veículos Aéreos Não Tripulado (VANT), com recurso a um sensor térmico, são operacionalmente capazes de identificar diversas anomalias, para que possam ser corrigidas rapidamente.
A médio/longo prazo este procedimento técnico pode ajudar a economizar dinheiro em reparações de manutenção prolongados e evitar perdas de produção.