A NOCTULA – Consultores em Ambiente, é a empresa responsável pelo acompanhamento do Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI), durante os dois primeiros anos da fase de exploração do Sobreequipamento do Parque Eólico Coentral-Safra.
O objetivo deste trabalho consiste na monitorização do restabelecimento da vegetação autóctone.
De acordo com o Projeto de Recuperação de Áreas Intervencionadas (PRAI), atendendo às características e à capacidade regenerativa da vegetação da área de implantação deste projeto e às recomendações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a área de intervenção reúne as condições para que a recolonização vegetal se processe de forma natural. Eventualmente se após a fase de construção não se detetarem indícios de regeneração natural, serão propostas soluções alternativas à autoridade de AIncA, tais como a aplicação de sementeiras (respeitando as caraterísticas genéticas das populações vegetais locais e de um modo que garanta a não introdução de espécies alóctones ou invasoras).
A monitorização da recuperação será efetuada nos dois primeiros anos de exploração com duas saídas de campo a efetuar, em cada ano, no início da primavera e na primavera tardia.
Serão acompanhadas as áreas onde foram efetuadas intervenções (e.g. áreas desmatadas) e que serão recuperadas e renaturalizadas, nomeadamente através da realização de inventários de flora e vegetação.
Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou diversos trabalhos neste âmbito, nomeadamente:
Plano de Recuperação de Áreas Intervencionadas (PRAI) – Linha Elétrica;
Recuperação de Áreas Intervencionadas – Central Solar Fotovoltaica;
Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI) – Parque Eólico de Morgavel;
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.