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Sistema que reduz colisões de aves e morcegos com turbinas eólicas apresentado em Portugal

O DTBird & DTBat são sistemas automáticos de monitorização, que permitem também a redução do risco de colisão de aves e quirópteros (morcegos) com aerogeradores terrestres ou marinhos. O sistema deteta automaticamente as aves e quirópteros e, opcionalmente, pode efetuar 2 ações independentes para atenuar o risco de colisão com os aerogeradores: 

  • Ativação de um som de aviso;
  • E/ou a paragem e reativação automática do aerogerador.

 

Esta tecnologia espanhola foi apresentada em Portugal na conferência “Impactes da Energia Eólica na Vida Selvagem“, que decorreu no Estoril de 6 a 8 de setembro de 2017. Os representantes apresentaram os resultados de um estudo recente realizado na Suécia, demonstrando que este sistema reduz “em grande parte” o problema das colisões de avifauna com turbinas eólicas “.

O estudo Sueco produziu um relatório sobre a eficácia do Módulo de prevenção de colisão, com base na experiência da primeira instalação do sistema DTBird no país nórdico.

O modelo instalado num parque eólico, no sul da Suécia, foi o DTBirdV4D4 de 2015, que foi melhorado em 2016, quando os modelos mais eficientes para grandes turbinas eólicas terrestres e marinhas começaram a ser comercializados: DTBirdV4D8 e DTBirdV8D10.

Em que consiste o sistema DTBird?
Módulos de Deteção e Registo de Colisões 

Câmaras de Alta Definição monitorizam 360º à volta do aerogerador, detetando as aves em tempo real enquanto armazenam vídeos e dados. Voos de alto risco de colisão e inclusive colisões são gravados nos vídeos com som. As características concretas de cada instalação e o funcionamento adaptam-se às espécies alvo e ao tamanho do aerogerador.

Módulo de Prevenção de Colisões 

Este módulo emite automaticamente sons de advertência para aves que se encontram em potencial risco de colisão e sons desencorajadores para evitar a permanência das aves na zona das pás em movimento. O tipo de sons, níveis de emissão, características da instalação e configuração de funcionamento ajustam-se à:

  • Espécies alvo;
  • Dimensões do aerogerador;
  • Legislação acústica.

 

Segundo a empresa que desenvolveu estes sistemas, o aparelho não provoca perdas da produção de energia e é eficaz para todas as espécies de aves.

Módulo de Controlo de Paragem 

Efetua automaticamente a paragem e a reativação do aerogerador em função do risco de colisão de aves medido em tempo real. Ajustável a espécies/grupos de aves alvo.

Plataforma de Análise 

A Plataforma Online de Análise de Dados proporciona um acesso transparente aos voos registados, incluindo:

  • Vídeos com som;
  • Variáveis ambientais;
  • Dados de funcionamento do aerogerador.

 

Gráficos, estatísticas e inclusivamente relatórios automáticos estão disponíveis para períodos selecionados.

 
DTBird Instalações

108 unidades de DTBird & DTBat já estão distribuídas por 25 parques eólicos existentes/projetados, terrestres/marinhos, de 11 países (Alemanha, Áustria, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Noruega, Polónia, Suécia e Suíça).

 

Fontes: Energias Renovables, DTBird & DTBat

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:

  • Monitorização abrigos com sondas endoscópicas;
  • Monitorização de abrigos cavernícolas e fissurícolas (e.g. edifícios, pontes de pedra);
  • Monitorização acústica (deteção de ultrassons).

 

Trabalhos já realizados:

 

A NOCTULA também presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas. As metodologias utilizadas são:

  • Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”));
  • Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
  • Radio-tracking e seguimento por satélite.

 

Trabalhos já realizados:

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