Ambiente na Europa precisa de mais ousadia

Ambiente, BlogComentários fechados em Ambiente na Europa precisa de mais ousadia1939

A Agência Europeia do Ambiente afirma que as políticas ambientais resultaram, mas continuam a ser necessárias mudanças nos sistemas de consumo e produção que se encontram na origem dos problemas ambientais. Defende ainda que, o setor ambiental foi um dos poucos que cresceu em receitas e emprego nos últimos anos.

Hoje, os europeus usufruem de ar e água mais limpos, são depositados menos resíduos em aterros e são reciclados mais recursos. No entanto, a Europa continua a ter um longo caminho a percorrer para alcançar o objetivo de «viver bem dentro dos limites do nosso planeta» em 2050, estabelecido no 7.º Programa de Ação em matéria de Ambiente.

Ambiente na Europa

A gestão de resíduos melhorou nos últimos anos, sendo gerados e depositados em aterro menos resíduos. Os países da AEA alcançaram em 2012 uma taxa média de reciclagem de 29 %, em comparação com os 22 % de 2004.

Em comunicado, a Agência Europeia do Ambiente afirma que nas zonas urbanas, a poluição atmosférica e sonora continua a ter impacte grave na saúde. Em 2011, cerca de 430 000 mortes prematuras na UE foram atribuídas às partículas finas em suspensão, enquanto a exposição ao ruído ambiente contribui anualmente, no mínimo, para 10 000 casos de morte prematura por doenças cardíacas.

alterações climáticas, poluição

Fotografia: Andrzej Bochenski

Segundo o relatório “O Ambiente na Europa – Estado e Perspetivas 2015” (SOER 2015), o setor ambiental cresceu mais de 50 % de 2000 a 2011, sendo um dos poucos que progrediu em termos de receitas e empregos desde a crise financeira de 2008.

As políticas europeias em matéria de ambiente e clima resultaram em benefícios substanciais, melhorando o ambiente e a qualidade de vida fomentando simultaneamente a inovação, a criação de emprego e o crescimento. Apesar destes progressos, a Europa continua a enfrentar uma série de desafios ambientais persistentes e crescentes. Enfrentá-los exigirá mudanças fundamentais nos sistemas de produção e consumo que se encontram na origem dos problemas ambientais.

"O Ambiente na Europa – Estado e Perspetivas 2015" (SOER 2015) constitui uma análise integrada do ambiente na Europa. Inclui ainda avaliações e dados a nível regional, nacional e mundial, bem como comparações entre países.

Fotografia: EEA, Keith Arkins, Alexander Goranov

“O Ambiente na Europa – Estado e Perspetivas 2015” (SOER 2015) constitui uma análise integrada do ambiente na Europa. Inclui ainda avaliações e dados a nível regional, nacional e mundial, bem como comparações entre países.

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) é uma agência da União Europeia. A sua missão é apoiar o desenvolvimento sustentável e contribuir para uma melhoria significativa e mensurável do ambiente na Europa, fornecendo, em tempo útil, informação específica, pertinente e fiável aos decisores políticos e ao público em geral.

Related Posts