fbpx

Melhorar o desempenho energético e reduzir a pegada de carbono são as metas da primeira Árvore Eólica de Portugal

Num tempo em que a escassez de recursos energéticos está em cima da mesa e existe uma maior preocupação com as mudanças climáticas, a aposta forte em energias renováveis, como por exemplo a utilização do vento, um recurso inesgotável e natural, é crucial para a transição energética e para a construção de um Planeta mais verde e sustentável.

Sendo a sustentabilidade ambiental uma preocupação também das  empresas, o grupo Sonae Sierra apresentou no CascaiShopping em Lisboa, a primeira árvore eólica em Portugal e a segunda na Península Ibérica, com o objetivo de melhorar o desempenho energético e reduzir a pegada de carbono do centro comercial.

Esta iniciativa inovadora, desenvolvida pela empresa portuguesa RESUL, tem a forma de uma árvore e um sistema modular que possibilita uma capacidade de geração de energia até 5400Wh, através das mini turbinas com formato de folhas. A produção de eletricidade poderá reduzir até 6,5 toneladas de CO2/ano.

Energia Eólica: Uma aposta sustentável

A energia eólica obtém-se a partir da força do vento, através de uma turbina eólica, ou aerogerador. Aproveita a energia do vento, transformando e convertendo a energia cinética em energia elétrica. Quanto maiores forem as turbinas e a intensidade do vento, mais eletricidade é produzida.

A energia produzida é transportada por cabos subterrâneos até uma subestação de transformação para que possa depois chegar a todo o lado, através das redes de distribuição.

Para além das instalações em terra (onshore), as centrais eólicas podem ser também instaladas no mar (offshore), conseguindo aproveitar da melhor forma o vento em zonas marítimas.

Principais vantagens da Energia Eólica:

— Renovável – É produzida a partir de um recurso natural inesgotável – o vento;

— Limpa – Não emite gases poluentes nem gera resíduos, porque não utiliza processos de combustão. Ao reduzir a utilização de combustíveis fósseis, diminuem as emissões de dióxido de carbono;

— Versátil –  Pode ser combinada com outras energias renováveis como por exemplo a energia solar, criando os chamados parques híbridos.

— Segura – Não implica grandes riscos na sua gestão;

— Benefício local – Tem potencial para gerar investimento e empregos;

— Independência energética – É promotora de independência e autossuficiência energética.

A capacidade total global de energia eólica é atualmente de 837 GW, o que ajuda o planeta a evitar mais de 1,2 mil milhões de toneladas de CO2 por ano.

Na Europa, a energia eólica representa atualmente 15% da eletricidade. Em Portugal, de acordo com dados da Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), a energia eólica onshore constitui uma das principais fontes de eletricidade renovável no sistema elétrico nacional.

NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou diversos projetos para o setor das energias renováveis, principalmente para o setor eólico (onshore e offshore) e solar.

Podemos apoiar a sua empresa em várias áreas de intervenção, nomeadamente:

  • Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias;
  • Planos de Monitorização de Sistemas Ecológicos.

 

Se precisar de algum serviço em algumas destas áreas não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.