fbpx

Estudos e monitorizações Ambientais – Energia Eólica Offshore

As alterações climáticas estabeleceram um prazo difícil e ambicioso! Todas as nações estão a ser desafiadas a acelerar a transição e descarbonização energética. A aposta nas energias renováveis será o foco mais promissor para alcançar as metas definidas.

Consegue imaginar um planeta abastecido exclusivamente por energias renováveis? 

A exploração sustentável do potencial energético dos oceanos e bacias marítimas será parte crucial para que a Europa e outros países a nível mundial, atinjam as suas metas de redução das emissões de carbono em 2030 e alcance a neutralidade climática até 2050.

A Europa tem a vantagem de poder contar com o grande potencial dos mares da União Europeia, assim como dos mares que rodeiam as suas regiões ultraperiféricas e os países e territórios ultramarinos.

Atualmente a capacidade de energia eólica offshore da Europa ultrapassa já os 25 GW o que corresponde a mais de 5000 turbinas eólicas dispersas por vários países.

Além de abundantes, naturais e sustentáveis, as energias renováveis offshore podem ser aproveitadas através de tecnologias inovadoras sem emitir quaisquer gases com efeito de estufa.

Energia eólica Offshore e as suas vantagens

A energia eólica offshore consiste numa fonte de energia limpa, obtida através da força do vento em alto-mar, onde atinge uma maior velocidade e frequência. Para aproveitar ao máximo esse recurso são construídas estruturas fixadas no leito marinho, equipadas com as últimas inovações tecnológicas.

A energia de fontes renováveis offshore é uma das formas mais promissoras de aumentar a produção de eletricidade nos próximos anos.

Um dos projetos mais inovadores já se encontra instalado e a produzir energia em Portugal. O Windfloat Atlantic, instalado em plataformas flutuantes ao largo de Viana do Castelo, foi o primeiro projeto a nível mundial a desenvolver uma tecnologia que permite a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40 metros. O foco de inovação consistiu no desenvolvimento de plataformas flutuantes capazes de suportar turbinas eólicas tradicionais em alto mar.

Apoiamos a sua empresa!

A NOCTULA – Consultores em Ambiente, com uma entidade parceira, encontra-se atualmente a realizar um Estudo de Grandes Condicionantes (EGC) para uma Unidade de Produção de Energia Eólica Offshore.

Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.