fbpx

Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico de Penacova | Fase de construção

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi a empresa responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de Avifauna e Quirópteros, durante a fase de construção do Parque Eólico de Penacova e respetiva Linha Elétrica de ligação.

O Parque Eólico de Penacova, composto por 13 aerogeradores com potência unitária de 3,6 MW, totalizará uma potência instalada de 47 MW.

A área de implantação do Parque Eólico encontra-se fora de qualquer área com estatuto de conservação, enquadráveis na área Natura 2000 e Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Finalizadas as campanhas de monitorização durante a fase de pré-construção (Ano 0), a continuidade das mesmas, é de extrema importância, uma vez que os resultados obtidos permitirão analisar e avaliar os impactes resultantes da instalação do Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica sobre estes grupos faunísticos.

Monitorização da Avifauna – Metodologia

A monitorização da avifauna (comunidade em geral) teve por base a realização de pontos de escuta/observação de aves.

Foi monitorizada a área do parque eólico e uma área controlo, coincidentes com as amostradas em fase de pré-construção. Foram ainda realizados pontos de observação de rapinas/planadoras, igualmente coincidentes com os realizados em pré-construção.

A monitorização da avifauna do Parque Eólico baseou-se na realização de campanhas ao longo do ano, em 4 períodos fenológicos:

  1. Reprodução (março a junho);
  2. Dispersão pós-reprodutora (julho e agosto); Migração (agosto a outubro);
  3. Invernada (dezembro a fevereiro).

 

Monitorização de Quirópteros –  Metodologia

A metodologia geral de monitorização dos quirópteros teve por base a realização de campanhas de monitorização de abrigos.

A avaliação da ocupação sazonal dos abrigos em fase de construção decorreu em todas as épocas críticas do ano:

  1. período de hibernação;
  2. período de maternidade da espécie M. myotis;
  3. período de maternidade das outras espécies.

 

As campanhas de monitorização aplicadas durante a fase de construção e, posteriormente na fase de exploração, permitem monitorizar continuamente estes descritores. A informação recolhida permitirá estabelecer análises comparativas com as monitorizações já realizadas (fase de pré-construção) e com a fase subsequente do projeto (fase de exploração).

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.