fbpx

Monitorização de Aves e Quirópteros no Parque Eólico de Penacova | Fase de pré-construção

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de Aves e Quirópteros, durante a fase de pré-construção (Ano 0) do Parque Eólico de Penacova e respetiva Linha Elétrica de Ligação.

O Parque Eólico (PE) de Penacova  constituído por 13 aerogeradores com potência unitária de 3,6 MW, totalizará uma potência instalada de 47 MW.

A Linha de Ligação Elétrica de Penacova constitui um projeto complementar ao PE e diz respeito ao estabelecimento de uma Linha de Ligação Elétrica aérea, (LLE) de 60kV, que ligará a respetiva subestação à subestação da Pampilhosa, num total de 10 km de extensão.

A realização destas monitorização e consequentes resultados obtidos, permitiram caracterizar as comunidades de aves e de quirópteros presentes nas áreas de estudo do futuro Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica associada.

Objetivos da monitorização:
  • Identificação da constituição das comunidades locais de aves e modo como determinadas espécies (essencialmente aves planadoras) utilizam a área de estudo na área a ser afetada pela construção do futuro PE de Penacova e Linha de Ligação Elétrica associada;
  • Determinação da utilização da área onde será implantado o PE, por parte dos quirópteros;
  • Identificação e caracterização da utilização dos abrigos de quirópteros, numa área com raio de 10 km em redor da zona onde serão implementados os aerogeradores;
  • Definição de medidas de minimização para a Linha de Ligação Elétrica.

Os resultados obtidos para estes grupos estabelecem uma situação de referência, realizada em fase anterior à construção, que compreendeu um ciclo anual de monitorização.

A informação de base, permitiu estabelecer análises comparativas com as monitorizações a realizar nas fases subsequentes do projeto (construção e exploração). 

Essa comparação permitirá avaliar a existência e determinar a magnitude de eventuais impactes decorrentes da instalação e operação das infraestruturas sobre estes grupos faunísticos e, contribuir para a definição de eventuais medidas que se afigurem necessárias para a mitigação/compensação desses impactes.

O plano de monitorização a aplicar nas fases seguintes, permitirá monitorizar estes descritores, ao analisar e avaliar os impactes resultantes da instalação do Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica sobre os grupos faunísticos monitorizados.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.