Monitorização de Aves e Quirópteros no Parque Eólico de Penacova – Fase de pré-construção

Ambiente, Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, Fauna, Monitorização da avifauna, Monitorização de Sistemas Ecológicos, ProjetosComentários fechados em Monitorização de Aves e Quirópteros no Parque Eólico de Penacova – Fase de pré-construção190

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de Aves e Quirópteros, durante a fase de pré-construção (Ano 0), do Parque Eólico de Penacova.

O Parque Eólico (PE) de Penacova será constituído por 13 aerogeradores com potência unitária de 3,6 MW, o que totalizará uma potência instalada de 47 MW.

A Linha de Ligação Elétrica de Penacova constitui um projeto complementar ao PE e diz respeito ao estabelecimento de uma Linha de Ligação Elétrica aérea, (LLE) de 60kV, que ligará a respetiva subestação à subestação da Pampilhosa, num total de 10 km de extensão.

A realização destas monitorização e consequentes resultados obtidos, permitiram caracterizar as comunidades de aves e de quirópteros presentes nas áreas de estudo do futuro Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica associada.

Objetivos da monitorização:

  1. Identificação da constituição das comunidades locais de aves e modo como determinadas espécies (essencialmente aves planadoras) utilizam a área de estudo na área a ser afetada pela construção do futuro PE de Penacova e Linha de Ligação Elétrica associada;
  2. Determinação da utilização da área onde será implantado o PE, por parte dos quirópteros;
  3. Identificação e caracterização da utilização dos abrigos de quirópteros, numa área com raio de 10 km em redor da zona onde serão implementados os aerogeradores;
  4. Definição de medidas de minimização para a Linha de Ligação Elétrica.

Os resultados obtidos para estes grupos estabelecem uma situação de referência, realizada em fase anterior à construção, que compreendeu um ciclo anual de monitorização.

A informação de base, permitirá estabelecer análises comparativas com as monitorizações a realizar nas fases subsequentes do projeto (construção e exploração). Essa comparação permitirá avaliar a existência e determinar a magnitude de eventuais impactes decorrentes da instalação e operação das infraestruturas sobre estes grupos faunísticos e, contribuir para a definição de eventuais medidas que se afigurem necessárias para a mitigação/compensação desses impactes.

O plano de monitorização a aplicar nas fases seguintes, permitirá monitorizar estes descritores, ao analisar e avaliar os impactes resultantes da instalação do Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica sobre os grupos faunísticos monitorizados.


Veja outros trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:

1) Monitorização de Avifauna – Parque Eólico da Maunça (fase de construção);

2) Monitorização de Aves e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Pena Suar;

3) Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche;

4) Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;

5) Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha;

6) Monitorização de aves e quirópteros no parque eólico Enerfer I.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts