fbpx

EDPR obtém o primeiro material com origem em pás de turbinas eólicas recicladas

Em 2017 a EDP Renováveis, iniciou uma parceria com a Thermal Recycling of Composites (TRC)spin-off dConselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), para o desenvolvimento de um programa de reciclagem de pás de turbinas eólicas e promoção de um novo sistema tecnológico chamado – R3FIBER.

A empresa divulgou recentemente, que os primeiros resultados para o desenvolvimento de alternativas de máxima eficiência, para a reciclagem de pás de turbinas eólicas fora de uso, já estão disponíveis.

O programa de reciclagem já obteve o primeiro material criado graças ao novo sistema tecnológico R3FIBER. Os passos seguintes irão centrar-se na sua máxima otimização, análise de desempenho e desenho e fabricação de protótipos, em colaboração com a ELISAVA (Escola Universitária de Design e Engenharia de Barcelona) e outras entidades públicas e privadas.

Uma vez terminadas as etapas com vista à otimização da qualidade, o novo sistema poderá oferecer uma segunda vida aos ativos eólicos.

Este programa pretende aplicar-se às pás de turbinas eólicas que tenham de ser substituídas por avaria ou danos e, no futuro, aos parques eólicos da EDPR que atinjam o fim do seu ciclo de vida útil.

A tecnologia R3FIBER baseia-se no aproveitamento integral de materiais sem produção de resíduos, por meio de um processo de conversão termoquímica, que permite a transformação de resinas em combustíveis gasosos e líquidos, obtendo-se fibras de (vidro e carbono) aptas a serem reutilizadas.

Para mais informações leia o nosso artigo: EDPR vai reciclar pás das turbinas eólicas com tecnologia R3FIBER

Segundo informações da EDPR: “Trata-se de um primeiro passo de grande importância, que permitirá o reaproveitamento das pás e a criação de materiais ligeiros de altas propriedades mecânicas, que poderão destinar-se a setores como a indústria automóvel, ferroviária, náutica, industrial, de lazer ou desportivo. No que diz respeito aos materiais gerados, estes poderão aplicar-se em painéis, assentos ou consolas para comboios, mobiliário urbano, bicicletas, barcos, etc.”

A criação deste novo material é também de grande importância ambiental, em termos de redução quer de emissões de CO2, quer do volume de resíduos em aterros. Por outro lado, esta inovação poderá ainda revolucionar o mercado dos materiais compostos.

João Manso Neto, CEO da EDP Renováveis, afirmou que este “é um grande passo no âmbito de um projeto-chave para o desenvolvimento de energia sustentável, porque apesar dos resíduos derivados de pás inutilizadas ainda serem um problema emergente, não há dúvida que esta é uma questão que irá intensificar-se no futuro (…)

Leia também o nosso artigo sobre: “O que fazer aos aerogeradores quando a sua vida termina?

Fonte: EDP Renováveis 

Imagem de destaque: EDP Renováveis

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico.

Foi responsável pelo desenvolvimento do Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II.

Elaborou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos no centro de Portugal E foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre muitos outros projetos.

Caso necessite de algum tipo de serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.