Com o deserto mais ensolarado da Terra, uma costa varrida pelos ventos e fontes limitadas de combustível fóssil, o norte do Chile tornou-se no principal mercado do mundo para energia renovável.
As energias renováveis no Chile são agora mais baratas que a eletricidade vendida no mercado do país e, com a expetativa de que a procura global por cobre aumente, também crescerá a necessidade de energia nas minas do remoto deserto do Atacama. Os projetos eólicos e solares que foram aprovados exigirão 7 mil milhões de dólares para serem concluídos.
“O Chile é o nosso país favorito”, disse o CEO da Pattern Energy, Michael Garland, em entrevista. “Tem uma boa economia, um ambiente político estável e é uma espécie de ilha energética com poucas fontes nativas de energia”. A Pattern Energy Group Lp concluiu em agosto o maior parque eólico da América Latina, o projeto El Arrayán, de 115 megawatts.
O Chile importa mais de 90 % de seus combustíveis fósseis e paga as tarifas de eletricidade mais altas da América Latina. Cinco anos de seca esgotaram os reservatórios das centrais hidroelétricas, tornando o Chile mais dependente do carvão e do diesel para administrar nas centrais de energia.
O potencial do país para energia renovável é enorme, o Chile tem 6400 km de costas ventosas, 137 vulcões que estão a ser avaliados como potenciais investimentos em centrais de energia geotérmica, e o deserto do Atacama, que é o lugar mais seco e mais ensolarado da Terra, bastante adequado para projetos solares.
Conheça os 10 países mais atraentes para investir em renováveis, o Chile está em 13º lugar numa lista de 40 países, enquanto que Portugal se encontra no 18º lugar nesta lista.
Fonte: Exame
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos nossos projetos:
- Estudo de Impacte Ambiental (EIA) – Central Fotovoltaica de Lupina;
- Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) – Central Fotovoltaica de Mogadouro;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor.
A equipa da NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.