fbpx

Família de Saca-rabos registada em momentos raros

A NOCTULA – Consultores em Ambiente, foi responsável pela coordenação de trabalhos de vídeo monitorização de fauna, através de câmaras de vídeo com sensores de movimento, no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel.

Após análise dos resultados obtidos pelas câmaras de vídeo-armadilhagem, a equipa técnica detetou algumas espécies. Uma família de Saca-rabos (Herpestes ichneumon) foi registada nesta campanha de monitorização.

Veja também o registo em vídeo  de vários Saca-rabos, durante os trabalhos de vídeo-monitorização de fauna da NOCTULA – Consultores em Ambiente: http://noctula.pt/saca-rabos-monitorizacao-fauna/.

Os saca-rabos, também conhecidos por rato-de-faraó, manguço, mangusto, ou escalavardo, é uma espécie classificada pelo instituto da conservação como “pouco vulnerável”. É avistada normalmente na Europa (Península Ibérica e Croácia), na Ásia e na África. Uma das curiosidades desta espécie é o facto de ter sido um animal estimado pelos antigos egípcios por ser considerado um grande devorador de ovos de crocodilos.

É uma espécie de fácil visualização, uma vez que os seus hábitos são diurnos. Observa-se muitas vezes a atravessar estradas alcatroadas ou em caminhos de terra batida. No caso deste vídeo, esta família foi encontrada a atravessar um rio.

O Saca-rabos tem reflexos bastante rápidos o que lhe permite capturar cobras, inclusive espécies venenosas. No entanto, as suas principais presas são os pequenos mamíferos, nomeadamente os roedores e, sempre que disponíveis, também os coelhos e lebres.

É um animal com o focinho pontiagudo, as patas curtas e a cauda vai-se afunilando até à sua extremidade onde se encontra um “pincel” de pelos mais escuros.

Tem uma altura de aproximadamente 20 cm, pesa 2-3 Kg, e tem um comprimento total de cerca de 90 cm, podendo a cauda chegar aos 50 cm.

Fonte: Flickr – Saca-rabos (Herpestes ichneumon)

Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias monitorizações de sistemas ecológicos, clique aqui.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.