fbpx

Festival Solar Lisboa promove a utilização da Energia Solar e o Desenvolvimento Sustentável

A cidade de Lisboa, uma das cidades finalistas da iniciativa “Capital Verde Europeia 2020”, que premeia as cidades que apostam em políticas para se tornarem amigas do ambiente, promoveu a utilização da energia solar, através da organização da 2ª edição do Festival Solar de Lisboa.

1ª edição deste festival solar surgiu em 2009 e, nove anos depois, a organização decidiu recuperar o evento, que tem como objetivo central, a divulgação de uma sociedade solar, sustentável e eficiente, promovendo os princípios da cidadania energética.

O evento decorreu na Central Tejo/Fundação EDP, antigo Museu da Eletricidade e foi organizado  pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, contando ainda com o apoio da Fundação EDP.

O Festival foi palco de várias iniciativas direcionadas para a promoção da energia solar e desenvolvimento sustentável. Durante 4 dias, os visitantes tiveram oportunidade de assistir a:

De entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, encontra-se o objetivo “Energias Renováveis e Acessíveis”, que desafia os estados a garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos, através da implementação de medidas que visam a redução de consumos de energia e o aproveitamento dos recursos energéticos endógenos.

Com o aumento do preço da eletricidade e a forte descida dos custos do fotovoltaico, as expectativas indicam que iremos assistir nos próximos anos a uma verdadeira democratização da energia, através do aumento do autoconsumo e agregação de consumidores.

Analisar e compreender esta nova situação e perceber de que forma é possível acelerar esta mudança e vincular as comunidades locais com metas globais será assim o objetivo desta palestra.

  • Assistir à Conferência “Lisboa Cidade Verde”.
  • Concurso intitulado “Foto Síntese”, um concurso defotografia cujo propósito é a produção de fotografias que retratem o uso do sol como fonte de energia limpa.
  • Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de “Bailar com o Sol“, assistindo ao concerto de vários artistas convidados.

Juntamente com 8.º Congresso Europeu de Jardins Botânicos, Povos e Plantas para um Futuro Sustentável – EUROGARD VIII, que decorreu entre os dias 7 a 11 de Maio, o Festival Solar de Lisboa também estava integrado na Semana Verde Europeia 2018 – EU GreenWeek, que decorreu na semana de 21 a 25 de Maio.

Para a edição de 2018, a EU GreenWeek, elegeu o lema “Cidades mais verdes para um futuro mais Verde”, pretendendo dar visibilidade ao modo como as políticas europeias contribuem para que as cidades se transformem em melhores locais para viver e trabalhar.

Fonte: Ambiente Magazine, Renováveis Magazine

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar, nomeadamente:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.