energia renovável offshore eólicas turbinas aerogeradores

10 países mais atraentes para investir em renováveis

BlogComentários fechados em 10 países mais atraentes para investir em renováveis4350

Ranking mundial de atratividade para investimentos em energias renováveis coloca Portugal em 18º lugar numa lista de 40 países.

Atualizado trimestralmente pela firma de consultoria EY, o ranking mundial Renewable Energy Country Attractiveness Index avalia as barreiras e oportunidades para os investidores externos entrarem no mercado das energias renováveis.

Apesar do 18º lugar português, o ranking da EY coloca Portugal em 9º lugar relativamente a investimento nas energias do mar, sendo as mais atrativas, depois da energia do mar, a energia geotérmica (16º lugar) e energia solar térmica (18º lugar).

Apresentamos os resultados em ordem decrescente dos 10 melhores países para investir em renováveis:

10 – Brasil

aerogeradores

O Brasil subiu do 12º para o 10º lugar, após a decisão do governo federal de incentivar a construção de centrais solares no país.

Os elevados custos dos painéis e a falta de fabricantes locais de equipamentos, emperraram os investimentos. No entanto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), começará a oferecer contratos específicos de energia solar nos leilões de novos empreendimentos de geração de energia.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já elaborou estudos de viabilidade ambiental para parques eólicos no Brasil.

9 – Austrália

energia solar australia

Na Austrália, incertezas sobre as metas de Energias Renováveis deixaram cerca de 11 biliões de dólares, destinados a projetos de energias renováveis, n​​a incerteza.

8 – França

central solar frança

Previsões de aumento de capacidade instalada e aprovação de uma nova tarifa para projetos eólicos ajudaram a França a subir no ranking.

Este país ainda oferece mais um incentivo ao investimento: um bónus de 10% se mais de 60% ​​do valor acrescentado de um projeto de energia solar for gerado na União Europeia.

Veja também a notícia: Drones fazem monitorização de linhas elétricas à distância, em França.

7 – Índia

energia solar-india-investimentos

No setor da energia eólica, a Índia já atingiu a capacidade de rede para muitos projetos, e a solar está perto de atingir os limites.

A Índia necessita perceber como as suas políticas, infra-estruturas, disputas de comércio global e estabilidade macroeconómica afetam a sua capacidade de criar um setor de energia renovável sustentável e competitivo.

6 – Reino-Unido

energia eólica off shore reino unido

O Reino Unido caiu para o sexto lugar, em grande parte por causa da ameaça de uma nova reforma de apoio financeiro para a energia solar.

5 – Canadá

energia eolica-canada

Um novo programa de leilão de energias renováveis levou a uma escalada para o quinto lugar no ranking, o Canadá irá emitir uma chamada de concurso para 540 MW de capacidade.

4 – Japão

central geotérmica japão

O recente plano energético nacional japonês criou sinais contraditórios sobre a estratégia energética do país a longo prazo. No entanto, as previsões indicam valores de 36GW de nova capacidade de energia solar em 2018 e a Japan Power Association estima 144GW e 608GW de potencial de recursos onshore e offshore do vento, respectivamente.

3 – Alemanha

investir em renováveis solarAlemanha

Concessões incluem a isenção continuada de auto-consumo da sobretaxa de energias renováveis ​​para as instalações existentes, a permissão para a energia eólica offshore ultrapassar a sua meta 6.5GW em 2020, bem como a alteração de tarifas eólicas onshore em favor das regiões com menores recursos.

2 – China

china-energia-eolica

A China é altamente dependente de centrais térmicas a carvão e está a investir em fontes alternativas de energia para reduzir suas emissões de CO2. Os índices de poluição são alarmantes em algumas cidades chinesas.

Veja a lista das 10 cidades mais poluídas do mundo.

1 – EUA

central solar eua maior do mundo

Dado que a energia renovável representa apenas 8% da geração de eletricidade dos EUA (excluindo hidroelétrica), existem oportunidades significativas para as empresas estrangeiras, grandes e pequenas, para participar na revolução de energia dos EUA.

Veja as fotos da maior central solar do mundo, que se encontra nos EUA e produz energia solar suficiente para 140 mil casas.

Quer saber se o seu projeto é viável a nível ambiental?

No âmbito do aconselhamento ambiental estratégico, a NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços ao nível da elaboração de Due-Diligence Ambientais (Fases I e II) a clientes que pretendem investir em projetos de produção de energia a partir de fontes renováveis, ou que estão a equacionar adquirir empresas com projetos já em funcionamento.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já elaborou vários estudos de viabilidade ambiental tanto em Portugal como no estrangeiro, nomeadamente no Brasil.

Fotos: Exame.com

Related Posts