fbpx

Monitorização dos núcleos de espécies de Flora Exóticas e Invasoras – Central Solar Fotovoltaica (Fase de Exploração)

NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela monitorização dos núcleos de espécies da flora exóticas invasoras presentes na área de implementação de uma central solar fotovoltaica e respetiva linha de transferência de energia, durante a fase de exploração do projeto.

Terminadas as monitorizações do Ano I, atualmente encontram-se a decorrer as monitorizações do Ano II.

Os trabalhos de caracterização, monitorização e gestão, são fundamentais para a minimização dos riscos de proliferação das espécies invasoras e para a erradicação de núcleos de contaminação.

Controlo, destruição e monitorização dos Núcleos de Espécies de Flora Exóticas e Invasoras

Os trabalhos de controlo, destruição e monitorização dos núcleos de espécies de flora exóticas e invasoras existentes na área de implementação do projeto, dão cumprimento ao definido no Plano de Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras da Central Solar Fotovoltaica.

O acompanhamento técnico dos trabalhos de erradicação é especialmente importante porque, alerta, numa primeira fase, para o surgimento dos primeiros rebentos e, em fases subsequentes, para a sobrevivência ou ressurgimento de alguns indivíduos, facilitando posteriormente a definição atempada e ajustada das medidas a implementar.

Manter a vigilância e o acompanhamento do núcleo alvo dos trabalhos de irradicação é fundamental para acautelar o aumento das áreas afetadas ou o ressurgimento de novo indivíduos no núcleo intervencionado.

Espécies Exóticas Invasoras (EEI): o que são?
Uma espécie que é introduzida fora da sua área de distribuição natural, seja de forma acidental ou intencional, é chamada de espécie exótica. Enquanto algumas dessas espécies conseguem adaptar-se e coexistir com as espécies nativas, outras podem escapar ao controle humano e causar impactos negativos nos ecossistemas, como por exemplo a extinção de espécies nativas, a degradação de habitats e ecossistemas raros e ameaçados e a diminuição da produtividade agrícola. Essas são conhecidas como espécies exóticas invasoras.

Uma grande parte das espécies exóticas invasoras não é introduzida intencionalmente, pelo que é fundamental gerir de forma mais eficaz as vias de introdução não intencionais.

A detenção, cultivo, criação, comércio, introdução na natureza e o repovoamento de espécies incluídas na Lista Nacional de Espécies Invasoras é proibida por lei (Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho).

Em Portugal, a riqueza geográfica e paisagística, assim como a elevada diversidade florística, criam condições propícias para a instalação de espécies exóticas. As condições ambientais favoráveis e as alterações provocadas pelas atividades humanas também facilitam a expansão e a invasão dessas espécies, exigindo uma gestão rigorosa e eficaz para prevenir e mitigar os seus impactos negativos.

Apoiamos a sua empresa!

A NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

Trabalhos realizados:

– Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão).

Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras (Aproveitamento Hidroelétrico do Mel)

Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras (Central Solar Fotovoltaica – Fase de Construção)

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.

Fonte: ICNF

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.