fbpx

Extensão das pás de 26 aerogeradores – Nota Técnica Ambiental

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração da Nota Técnica Ambiental (NTA) no âmbito da alteração das pás de 26 aerogeradores instalados no Norte de Portugal.

Os investimentos em energias renováveis nos últimos anos fizeram de Portugal uma referência mundial na produção de eletricidade através de fontes de energia renováveis.

No quadro dos seus compromissos europeus, assumiu em abril de 2015, juntamente com 82 entidades públicas e privadas da sociedade civil, o Governo Português assumiu o compromisso para o Crescimento Verde (CCV), que estabelece 14 metas e 111 iniciativas até 2030, de forma a definir uma trajetória para o combate às alterações climáticas. Este CCV prevê atingir uma meta de 40% em renováveis em 2030.

No passado, alguns parques eólicos foram instalados em locais que não se enquadram em classes de vento apropriadas, possivelmente devido à insuficiência de ferramentas de planeamento ou à falta de experiência de alguns promotores deste tipo de projetos. Em consequência, ocorreram perdas anuais de produção de energia e o próprio plano de negócios dos parques eólicos ficou aquém de ser cumprido. De forma a aumentar a produção anual de energia de um parque eólico ou de um único aerogerador, têm sido investigadas e testadas várias alternativas.

Através da extensão das pás de cada aerogerador, é possível incrementar a respetiva produtividade sem necessidade de substituição de toda a estrutura, com menores impactes sobre o ambiente e o território do que a instalação de novos aerogeradores, ao mesmo tempo que se racionaliza a utilização das infra-estruturas já existentes.

O projeto de colocação de extensões nas pás dos aerogeradores dos parques eólicos de Penedo Ruivo, Seixinhos e Lameira foi desenvolvido com a intenção de aumentar o rendimento dos aerogeradores instalados em locais sub-óptimos em termos de produção. A extensão inicia-se na ponta da pá e consiste num segmento adicional, estratificado sobre a ponta da pá que se encontra fixa ao rotor.

Os efeitos ambientais destas alterações, realizadas com o intuito de aumentar a capacidade produtiva de cada aerogerador, foram avaliados para as diferentes fases do projeto:

– Fase de construção;

– Fase de exploração;

– Fase de desativação.

Parque_eolico_monitorizacao_aves_NOCTULA

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.