A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um parecer técnico-científico no âmbito da determinação do número máximo de dias ideal para a otimização de estudos de vídeo e foto-armadilhagem de fauna.
O estudo, decorreu em Fevereiro de 2011 com uma empresa concessionária rodoviária e foi desenvolvido com o objetivo de suportar técnica e cientificamente as alterações metodológicas a implementar especificamente no âmbito da monitorização do efeito de exclusão da fauna decorrente da fase de exploração da via, indicando as alterações que deverão ser implementadas bem como as vantagens dessa implementação.
De forma a avaliar o potencial efeito de exclusão da via sobre a fauna, foi estimada a abundância deste grupo com base em diversas estações de amostragem por armadilhagem fotográfica, localizadas nos pontos onde a probabilidade de ocorrência de atividade de fauna era maior, em corredores das linhas de água e proximidade das passagens hidráulicas (PH’s).
Em cada um dos locais selecionados, foram definidos pontos de armadilhagem fotográfica a diversas distâncias da via, de forma a aferir se esta constitui um elemento afugentador para as diversas espécies.
Foto: ARC – passagens para fauna
Relativamente às passagens adaptadas para a fauna, perceba a razão pela qual são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema: http://noctulachannel.com/animais-fauna-passagem-atropelamento-estradas.
Acompanhe projetos idênticos coordenados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:
- Monitorização de Flora RELAPE, Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração;
- Monitorização de Fauna e Flora – Parque Eólico Coentral-Safra;
- Monitorização de flora e vegetação – Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei;
- Monitorizações de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico da Raposeira (Fase de Exploração).
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.