fbpx

Portugal em 5º lugar mundial nas Energias Renováveis

Portugal foi o quinto país com maior índice de renováveis per capita em 2014, segundo o Renewables 2015 Global Status Report da REN21 – Renewable Energy Policy Network for the 21st Century. Os primeiros lugares são ocupados pela Dinamarca, Alemanha, Suécia e Espanha.

Metas de energias renováveis e outras políticas de apoio, atualmente em vigor em 164 países, impulsionaram o crescimento da energia solar, eólica e de outras renováveis, que atingiram uma capacidade de geração recorde no ano passado: cerca de 135 GW de nova capacidade renovável, aumentando a capacidade total instalada para 1712 GW, mais 8,5% do que no ano anterior.

paineis fotovoltaicos solares energias renovaveis chile

Apesar da média mundial de aumento de 1,5% do consumo energético nos últimos anos e crescimento de 3% no Produto Interno Bruto, as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 2014 mantiveram-se inalteráveis em relação aos valores de 2013. Pela primeira vez em quadro décadas, a economia mundial cresceu sem um aumento paralelo das emissões de CO2.

O marco de quebrar a ligação entre o crescimento da economia e as emissões de CO2 deve-se em grande parte ao aumento do uso de energias renováveis na China, e aos esforços na OCDE para promover um crescimento mais sustentável – incluindo um aumento na utilização da eficiência energética e energias renováveis.

O emprego no setor das energias renováveis também está a crescer rapidamente. Em 2014, uma estimativa de 7,7 milhões de pessoas em todo o mundo trabalharam direta ou indiretamente no setor.

No que toca a Portugal, o relatório indica que foi o quinto país com maior índice de renováveis per capita em 2014. Este indicador, que se baseia nos 20 países do mundo com maior capacidade instalada de energia renovável no total, não inclui a energia hídrica. Os resultados ainda colocam Portugal no grupo de países em que o vento foi responsável por mais de 20% da eletricidade gerada.

Lançado pela primeira vez em 2005, o Renewables 2015 Global Status Report da REN21 fornece uma visão abrangente e oportuna do mercado das energias renováveis, indústria, investimento e os desenvolvimentos políticos em todo o mundo. Os dados apresentados permitem que os políticos, a indústria, os investidores e a sociedade civil tome decisões informadas.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável por vários projetos na área das energias renováveis, nomeadamente na energia solar: Enquadramento legal e restrições ambientais de uma central fotovoltaica ou o Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar.

Na energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, a NOCTULA foi responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.