fbpx

Energias Renováveis: A Revolução do preço da Energia Solar

Nas últimas décadas o preço da Energia Solar tem sofrido um decréscimo muito acentuado, tendo-se transformado numa fonte energia viável economicamente.

A energia solar, tal como as outras energias renováveisevita a importação de combustíveis fósseis, como o carvão e gás natural para gerar eletricidade, poupando dinheiro ao país e evitando a emissão de gases com efeito de estufa.

Existem dois tipos de painéis solares, os fotovoltaicos que produzem eletricidade, e os térmicos, para aquecimento da água. Neste artigo vamos concentrar-nos no custo dos painéis fotovoltaicos.

A Revolução do preço da Energia Solar

Em junho de 1979, o Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter fez um grande investimento ao instalar 32 painéis solares no telhado da Casa Branca. Na altura, o preço das células fotovoltaicas rondava os 40 $/watt. Passados sete anos, Ronald Reagan retirou esses painéis. Em 2013, quando o Presidente Obama voltou a querer tornar a casa mais sustentável com energia solar, o preço dos painéis tinha descido para 0,74 $/watt. Este é o cenário das últimas décadas: uma grande evolução na eficiência e métodos de fabrico dos painéis fotovoltaicos e um decréscimo muito significativo do seu preço.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, é legítimo perguntar porque é que o seu aproveitamento tem sido tão limitado. Apesar da acentuada descida de preço dos painéis fotovoltaicos, o problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer infraestruturas complexas e dispendiosas.

Os custos de um sistema fotovoltaico dividem-se nas seguintes parcelas:

– Montagem, instalação, conexão à rede elétrica, planeamento;

– Conversor;

– Módulos.

O custo de geração de energia a partir de fontes de energia renováveis atingiu níveis históricos, tendo caído abaixo do custo de combustíveis fósseis em muitas partes do mundo, de acordo com o Relatório Renewable Power Generation Costs in 2014, divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). O relatório conclui que a energia da biomassa, hidráulica, geotérmica e eólica onshore estão todas ao mesmo nível ou mais baratas que estações termoelétricas a carvão, a petróleo e a gás, mesmo sem apoio financeiro e apesar da queda nos preços do petróleo. Apesar do preço da energia solar ainda não se encontrar a baixo do dos combustíveis fósseis, esta lidera o declínio dos preços, com os custos de módulos solares fotovoltaicos numa queda de 75% desde o final de 2009 e o custo da eletricidade com fonte solar a cair 50% desde 2010.

paineis fotovoltaicos solares energias renovaveis chile

À medida que os esforços para melhorar a gestão da eletricidade derivada de fontes flutuantes vão trazendo mais avanços, o custo da energia solar irá continuar a diminuir. Dentro de 10 anos, será produzida em muitas regiões do mundo a 4-6 cêntimos de dólar/kWh, segundo um estudo recente do Instituto Fraunhofer para os Sistemas de Energia Solar (encomendado pelo ‘think tank’ Agora Energiewende). Em 2050, os custos de produção terão descido para 2-4 cêntimos de dólar/kWh.

Preço dos painéis fotovoltaicos caíram 75% desde 2009 e continuam a descer.

central fotovoltaica energia solar

Segundo o Jornal de Negócios, à medida que a energia solar vai ficando cada vez mais viável economicamente, os países localizados mais perto do equador poderão desenvolver modelos de negócios inteiramente novos, pois a energia limpa e barata permitir-lhes-á processarem as matérias-primas localmente, acrescentando valor – e lucros – antes de exportarem.

Ao contrário das grandes centrais elétricas convencionais, as instalações solares podem ser construídas em meses; além de serem rentáveis, são um meio de resposta rápido a uma procura mundial crescente. E, uma vez que as centrais solares podem, regra geral, ser operadas independentemente das complexas redes inter-regionais de eletricidade, dão aos países menos desenvolvidos uma forma de eletrificarem as suas economias sem construírem novas infra-estruturas dispendiosas.

A redução do preço da energia solar é atribuída aos avanços na tecnologia, nos processos produtivos e no desenvolvimento da indústria, e também ao envolvimento dos governos.

Apesar das grandes vantagens ambientais, a energia solar apresenta também algumas desvantagens. Descubra mais sobre esta energia renovável com O Guia Essencial para perceber a Energia Solar.

energia solar NOCTULA Consultores em Ambiente

 

Fontes: Jornal de Negócios, WikiEnergia, Inhabit

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável por vários projetos na área da energia solar, nomeadamente o Enquadramento legal e restrições ambientais de uma central fotovoltaica ou o Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar.

Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.