As empresas espanholas Repsol e Enagás assinaram recentemente um acordo para o desenvolvimento de uma tecnologia de produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis.
Com este acordo, ambas as empresas impulsionam o desenvolvimento da produção de hidrogénio renovável, utilizando como fonte principal a energia solar, reduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90% em relação a outros processos convencionais para a obtenção deste gás.
Esta tecnologia é resultado do trabalho de investigação desenvolvido desde 2014 por um grupo de investigadores da Repsol, em colaboração com os especialistas do Instituto da Catalunha para a Investigação em Energia (IREC).
A colaboração com a Enagás, irá acelerar o processo de implementação cuja fase inicial foi desenvolvida no Centro Tecnológico da Repsol.
O objetivo é que, a médio prazo, esse hidrogénio renovável possa ser utilizado pelas companhias espanholas, tanto nos processos de refinaria, como para produzir combustíveis mais limpos e com menor presença de enxofre nos seus negócios químico e em processos convencionais como a hidrogenação de borracha.
Esta tecnologia irá avançar progressivamente para que ambas empresas possam incorporar este gás nos seus negócios, obtido através de um processo com baixa pegada de carbono, melhorando assim a sustentabilidade e eficiência das suas atividades.
Para a Enagás, este projeto insere-se na estratégia de desenvolvimento de energias renováveis não elétricas da empresa, como o hidrogénio e o biogás/bio metano.
Estas novas soluções energéticas poderão desempenhar um papel fundamental no processo de transição energética definido pela União Europeia.
Resumo
- A principal fonte de obtenção deste gás será a energia solar, reduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90%, comparado com outros processos de produção;
- A iniciativa insere-se na aposta da Repsol e da Enagás pela inovação e tecnologia em todas as suas áreas de atividade e pelo seu compromisso em reduzir as emissões de CO2 e da pegada de carbono;
- Este projeto é uma peça fundamental na estratégia de desenvolvimento de fontes de energias renováveis não elétricas da Enagás, fundamentais no processo de transição energética.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente pode apoiar a sua empresa, em várias áreas de intervenção:
- Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
- Monitorizações de Sistemas Ecológicos;
- Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- Medidas de minimização e compensatórias.
Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.
Fontes: Enagás, Renováveis Magazine