fbpx

Seminário “Resíduos de Construção e Demolição: Um recurso a valorizar”

O seminário “Resíduos de Construção e Demolição: Um recurso a valorizar” realizou-se no dia 7 de setembro de 2015, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Este evento foi dirigido aos diversos intervenientes no setor da construção (projetistas, empresas de construção, donos de obra, técnicos de fiscalização e gestão de obras, organismos da administração pública, universidades e centros de investigação) e discutiu a implementação de medidas adequadas e eficientes nas políticas de gestão e reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição e as mais diversas possibilidades de valorização deste recurso.

O setor da construção civil gera grandes quantidades de resíduos resultantes das mais diversas atividades, desde a limpeza do local de implementação da obra, às sobras e desperdícios de materiais durante a construção, às demolições e operações de manutenção, conservação e reabilitação de estruturas e infraestruturas. Por outro lado, a construção civil consome elevadas quantidades de recursos naturais. O uso adequado dos recursos naturais é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável que se impõe às sociedades atuais.

A valorização de resíduos na construção é, por isso, uma necessidade e um caminho a percorrer para a sustentabilidade. A eficiência na utilização de recursos e matérias-primas inclui-se num dos desafios do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação. É ainda necessário ter em consideração que a Diretiva Quadro “Resíduos” (Diretiva 2008/98/CE), exige que os Estados Membros tomem as medidas necessárias para que até 2020, 70% (em peso) dos Resíduos de Construção e Demolição produzidos sejam encaminhados para reciclagem. Neste enquadramento, é fundamental promover a valorização destes resíduos.

Promovendo a valorização dos Resíduos de Construção e Demolição, será possível alcançar uma utilização eficaz e eficiente dos recursos naturais, bem como mitigar impactes ambientais induzidos pela sua extração.

Quais as vantagens de ter um Plano de Gestão de Resíduos?
  • Redução de custos, encontrando estratégias para reduzir a produção de resíduos e pesquisando melhores soluções de operadores de gestão dos mesmos;
  • Favorecimento da valorização dos resíduos através do seu encaminhamento para reutilização, reciclagem ou valorização energética;
  • Elaboração de procedimentos e manuais de boas-práticas, e formação para colaboradores.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.