Reciclagem: Sociedade Ponto Verde desenvolve novos ícones para a correta separação dos resíduos

Ambiente, Blog, Reciclagem, sustentabilidadeComentários fechados em Reciclagem: Sociedade Ponto Verde desenvolve novos ícones para a correta separação dos resíduos253

A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou uma nova iconografia de reciclagem com o objetivo de incentivar as marcas a ajudar o consumidor a fazer a separação correta dos resíduos. Para além da indicação em que ecoponto deve ser colocada, cada embalagem terá indicações precisas, que explicam de forma detalhada como reciclar corretamente.

Através desta iniciativa, questões como “devo separar o rótulo antes de colocar a garrafa no ecoponto?” ou “o que devo fazer à tampa?” estarão respondidas de forma simples e direta em cada embalagem.

Por exemplo, numa embalagem de cereais, a nova iconografia passará a indicar o que fazer com o saco de plástico interior (separar da caixa e colocar no ecoponto amarelo) e com a caixa de cartão (espalmar e colocar no ecoponto azul).

Os novos ícones podem agora ser aplicados pelas marcas que pretendem contribuir para a promoção de mais e melhor reciclagem, podendo contar com o apoio técnico e especializado da SPV na transição para esta nova iconografia.

Este projeto resulta das ferramentas de ecodesign desenvolvidas pelo projeto Ponto Verde LAB, uma iniciativa da SPV cujo foco é o aumento da reciclabilidade.

Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, explica que a SPV tem apostado “na investigação e inovação para, em conjunto com as marcas, se possa promover uma maior eficiência nos processos de reciclagem. Para tal, um dos focos é: quando a embalagem passa a mensagem, ganhamos todos. Ganha o consumidor, ganham as empresas, ganha o ambiente“.

Ana Morais sublinha ainda o facto de que esta nova iconografia vai ajudar o consumidor a perceber melhor os procedimentos de separação de materiais, permitindo introduzir grandes melhorias nas diversas fases da cadeia de gestão de resíduos de embalagem, desde a recolha, triagem e reciclagem.

Veja aqui um vídeo relativo ao projeto:

Dia Internacional da Reciclagem 

No dia 17 de Maio assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem.

Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de despertar na sociedade, a necessidade de se refletir sobre as questões ambientais.

Portugal já enviou para reciclagem cerca de 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, no entanto, ainda há metas para cumprir. Para alcançar as metas europeias de reciclagem, até 2025 devemos reciclar 65% das nossas embalagens.

Ter um ecoponto doméstico pode ser o primeiro passo. Separar os resíduos em casa e depois deitar o plástico, metal e pacotes de bebidas no amarelo, o papel e cartão no azul e o vidro no verde. Há também locais pensados para depositar resíduos como pilhas, óleos ou eletrodomésticos.

Tem dúvidas sobre como fazer a separação dos resíduos?

Instale a aplicação WasteApp, que nos diz onde deitar os resíduos e onde encontrar os ecopontos mais próximos.

Como fazer a correta separação dos resíduos em fase de pandemia?

Devido às circunstâncias atuais de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), a correta separação dos resíduos têm uma importância ainda maior, não só por questões ambientais mas também por questões de saúde pública.

Conheça as cinco regras essenciais a ter em consideração no momento de separação do lixo doméstico que se faz em casa e que precisa de uma atenção especial em fase de pandemia.


Fontes: SPV, Recicla.pt

Related Posts