Acompanhamento Ambiental de Obra – Aproveitamento Hidroelétrico do Mel

Ambiente, Aproveitamento Hidroelétrico, Blog, Energia Hídrica, Energias Renováveis, ProjetosComentários fechados em Acompanhamento Ambiental de Obra – Aproveitamento Hidroelétrico do Mel283

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo Acompanhamento Ambiental de Obra (AAO), durante a fase de construção do Aproveitamento Hidroelétrico (A.H.) do Mel.

Aproveitamento Hidroelétrico do Mel destina-se à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – a água, contribuindo dessa forma para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento das obrigações nacionais e internacionais em matéria de política energética.

O Acompanhamento Ambiental da Obra pretende assegurar que, no decurso da construção do Aproveitamento Hidroelétrico do Mel, com base num cuidado e sistemático planeamento, gestão e controlo de todas as ações previstas, seja possível minimizar, ou mesmo anular, eventuais impactes negativos causados na área a intervencionar (direta ou indiretamente).

Fase de Construção | AH do Mel

Responsabilidades da equipa de acompanhamento ambiental:

Assegurar e verificar a implementação do Plano de Acompanhamento Ambiental de Obra (PAAO);

Efetuar visitas periódicas à obra;

– Estar presente em todas as reuniões de obra relevantes para o acompanhamento ambiental;

Efetuar ações de sensibilização de cariz ambiental. As ações devem estender-se a todos os intervenientes na obra;

– Identificar e submeter à aprovação do dono de obra, a necessidade de revisão das medidas de minimização preconizadas no PAAO;

Proceder, em cada visita efetuada e sempre que aplicável, ao registo de constatações ambientais (identificação de situações que constituam não conformidades com a legislação ambiental em vigor e com a Decisão de Incidências Ambientais (DIncA), ou situações que, ainda que não constituam não conformidades, careçam da tomada de medidas de minimização adicionais com vista à sua correção e/ou melhoria);

– Elaborar relatórios mensais de acompanhamento ambiental de obra;

– Comunicar ao empreiteiro alterações no PAAO, nomeadamente no que respeita às medidas de minimização preconizadas;

– Identificar e submeter à apreciação do dono de obra condicionamentos ambientais a introduzir na planta de condicionantes ambientais.

Monitorizações no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel

(Fases de Pré-construção, Construção e Exploração)

No âmbito do mesmo projeto, a NOCTULA foi também a empresa responsável pela coordenação de uma série de monitorizações previstas durante as fases de pré-construção e construção.

Após terminada fase de construção, irão iniciar as monitorizações correspondentes à Fase de Exploração, também coordenadas pela equipa da NOCTULA.

Monitorizações com câmaras de “vídeo – armadilhagem” com sensores de movimento | AH do Mel.


NOCTULA – Consultores em Ambiente prestou serviços de Acompanhamento Ambiental e Arqueológico em várias obras, nomeadamente:

1) Parque Eólico de São Macário II,

2) Parque Eólico da Raposeira,

3) Parque Eólico do Guardão e Linha Elétrica Caramulo-Tábua

4)  Central Fotovoltaica Ovar.

Necessita de fazer a Gestão Ambiental da sua obra?

Caso necessite de esclarecer alguma dúvida, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts