A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, para o projeto da Central Solar Fotovoltaica de Alpalhão, localizada no concelho de Nisa.
Estima-se que a Central Fotovoltaica tenha uma potência total instalada de 3 MVA e que seja constituída por cerca de 12 096 módulos fotovoltaicos, com potência unitária de 290 Wp, ligados a grupos inversores de 20 kW cada.
A energia produzida na Central Fotovoltaica será transportada através de uma linha aérea de transporte de energia de 30 kV.
A implementação de uma Central Solar Fotovoltaica resulta da possibilidade de congregar vários fatores, como:
- O recurso solar;
- Condições de escoamento da energia produzida;
- Viabilidade para implantação das infraestruturas associadas à tecnologia.
Tendo em consideração as necessidades específicas que a tecnologia solar a implementar exige, para além do número de horas de sol e orientação do terreno é necessária a disponibilidade de terrenos com uma morfologia e configuração adequadas ao projeto (zona plana e com largura e comprimento compatível com a instalação dos painéis fotovoltaicos).
Requisitos de viabilidade técnica favoráveis à construção de uma Central Solar:
- Dimensões necessárias à construção de uma Central Solar;
- Baixo nível de intervenção no terreno;
- Proximidade a uma linha de transporte de energia com as características técnicas necessárias. As características da intervenção adaptam-se à topografia do terreno.
Requisitos de viabilidade económica:
- Local de fácil acesso;
- Acessos já existentes.
Após o tempo de vida útil desta Central Fotovoltaica (25 anos), os terrenos poderão ser reutilizados para os fins atuais (Espaço de Uso Múltiplo Agrícola e Florestal).
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar, como por exemplo:
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira.A NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.