No dia 22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade.
Esta dia tem como objetivo alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.
A data foi proclamada pelas Nações Unidas a 22 de maio, porque foi nesta data (22 de maio de 1992) que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.
Em 2018 o dia Internacional da Biodiversidade celebrou-se em torno do tema: “Celebração dos 25 Anos de Ação pela Biodiversidade”.
O tema foi escolhido para marcar o 25º aniversário da entrada em vigor da Convenção sobre Diversidade Biológica e para destacar os progressos alcançados na realização de seus objetivos a nível nacional e mundial.
Para assinalar esta dia e no âmbito da sua Estratégia de Biodiversidade, a LIPOR realizou um workshop subordinado à temática: “A importância da Biodiversidade para os Solos”.
O workshop realizou-se no dia 22 de maio, nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte.
O programa abordou as seguintes temáticas:
- Conferência “A importância da Biodiversidade para os solos” (ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas);
- Contributos para a Biodiversidade & Solos (permacultura e arquitetura paisagista
- Debate “Biodiversidade em Contexto Empresarial” (representantes da EDP, Navigator Company e Lipor).
No período da tarde houve a possibilidade de visitar a Biodiversidade da LIPOR, contemplando os vários pontos de interesse do Trilho Ecológico, nomeadamente o Laboratório Rios+.
Este evento integrou também a Green Week 2018, que decorreu entre o dia 21 e o dia 25 de maio.
Leitura recomendada: Novo plano de ação da UE para proteção da biodiversidade.
Font: Lipor
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.
Trabalhos já realizados:
- Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão)
- Monitorização da Mortalidade de Aves e Quirópteros (morcegos) no parque eólico da Serra d’el Rei.
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.