O responsável pelo portal Aves de Portugal, Gonçalo Elias, lançou recentemente o seu primeiro Guia de Identificação de Aves Exóticas em Portugal.
Este Guia, com 116 páginas e cerca de 100 fotografias a cores cedidas por diversos observadores e fotógrafos de natureza, aborda a identificação das aves não nativas que ocorrem em liberdade em Portugal Continental e nas ilhas.
O Guia apresenta detalhadamente 22 espécies de aves exóticas. Para cada uma das espécies é disponibilizada a seguinte informação:
- nome comum e nome científico;
- características identificativas (incluindo tamanho, características físicas, vocalizações);
- espécies semelhantes (referência a outras espécies, autóctones ou não, com as quais a espécie descrita pode ser confundida);
- distribuição mundial (descrição sumária das regiões de origem, bem como das áreas onde foi introduzida);
- situação em Portugal (breve historial da ocorrência e descrição da situação atual);
- habitat, época de reprodução, mapa de distribuição no país.
No final é ainda apresentado um apêndice com uma lista de 103 espécies não nativas de ocorrência ocasional. Segundo o autor este capítulo aborda as espécies relacionadas com as fugas de cativeiro que não se reproduzem em liberdade.
Entre as espécies identificadas podemos encontrar: o ganso-do-egipto (Alopochen aegyptiaca), o periquitão-de-cabeça-azul (Thectocercus acuticaudatus), o mainá-de-crista (Acridotheres cristatellus), o capuchinho-dominó (Lonchura punctulata), entre muitas outras.
Objetivo
O objetivo principal consiste em fazer um ponto de situação atualizado sobre a ocorrência das espécies não autóctones em Portugal.
Segundo Gonçalo Elias, este Guia foi feito a pensar em “qualquer pessoa que se interesse pelas aves selvagens, seja para as identificar no terreno, seja para saber o ponto de situação atual de cada uma das espécies exóticas que ocorrem em liberdade no nosso país”.
O único guia anteriormente publicado sobre esta temática é da autoria de Rafael Matias e já tem quase 20 anos, estando por isso desatualizado.
Pode adquirir o Guia de Identificação de Aves Exóticas em Portugal através da Amazon. CLIQUE AQUI.
O que são espécies exóticas?
A Convenção sobre Diversidade Biológica define como Espécie Exótica, todas as espécies que se encontram fora de sua área de distribuição natural, ou seja, que não é originária de um determinado local.
Em Portugal Continental nidificam regularmente diversas espécies de aves que não são originárias do nosso país. Para perceber melhor o que são aves exóticas e quais as espécies não autóctones que são mais frequentes em Portugal, veja a apresentação do portal Aves de Portugal, em baixo:
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.
Metodologias:
- Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”);
- Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
- Radio-tracking e seguimento por satélite.
Trabalhos já realizados:
- Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado;
- Monitorização de Avifauna – Parque Eólico da Maunça (fase de construção);
- Monitorização de aves e quirópteros no parque eólico Enerfer I;
Monitorização de avifauna e quirópteros no Parque Eólico do Guardão.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.