A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pelas Monitorizações de Aves de Rapina, durante a fase de exploração dos Parques Eólicos de Seixinhos, Teixeiró, Penedo Ruivo e Mafômedes, localizados na Serra do Marão.
As campanhas de monitorização de aves de rapina pretendem dar cumprimento ao Plano de Monitorização de Aves de Rapina dos respetivos Parques Eólicos. O Plano pressupõe o acompanhamento deste grupo avifaunístico no período de exploração dos Parques Eólicos.
Objetivos do Plano de Monitorização de Aves de Rapina
Dos objetivos constam o aprofundamento da informação acerca da população de aves de rapina existente da Serra do Marão e a verificação/avaliação da eficácia das medidas previstas no Plano de Gestão e Monitorização de Coelho-Bravo, que decorre simultâneo.
A conjugação dos dois planos pretende correlacionar a evolução das populações de aves de rapina, com as evoluções que ocorrerem nas populações de Coelho-bravo.
Instalação de Parques Eólicos – Impactes nas espécies de Aves de Rapina
A instalação de um Parque Eólico é suscetível de gerar impactes ambientais negativos que devem ser minimizados ou eliminados.
Um dos principais impactes é a mortalidade de aves e de morcegos, causada por colisão com as pás dos aerogeradores ou outras estruturas associadas. Outro possível impacte é o efeito de barreira causado pelos aerogeradores sobre as diversas espécies de aves (principalmente aves de rapina e grandes planadoras) e morcegos. Este grupo é composto por um elevado número de espécies com estatuto de conservação desfavorável, consequência da sua sensibilidade ecológica, da posição de topo que as espécies predadoras ocupam na cadeia trófica e do elevado nível de perseguição a que são sujeitas.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:
- planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.
Trabalhos coordenados pela nossa equipa:
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.