A produção de hidrogénio utilizando fontes renováveis, é visto por muitos como a chave para a transição energética, em grande parte devido à sua relação de complementariedade.
Sendo um elemento abundante em todo o planeta e tendo em consideração a reduzida pegada ambiental, o foco mundial está no aproveitamento do potencial do hidrogénio verde, nomeadamente na sua capacidade de armazenamento de energia.
Porquê o hidrogénio verde?
(Principais vantagens desta energia)
100% Sustentável
Não emite gases poluentes nem durante a combustão nem durante o processo de produção.
Armazenável e Transportável
Tem enorme potencial de armazenamento e transporte, o que permite uma utilização posterior ao da sua produção.
Inesgotável e versátil
É o elemento mais abundante no universo. Pode ser transformado em eletricidade ou combustíveis sintéticos e ser utilizado com finalidades domésticas, comerciais, industriais ou de mobilidade.
De acordo com a Agência Internacional da Energia(AIE), a obtenção do hidrogénio verde permitirá reduzir 830 milhões de toneladas de CO2/ano que se originam quando esse gás é produzido a partir de combustíveis fósseis.
A realidade é que à medida que os combustíveis fósseis são eliminados, a dependência das energias renováveis cresce e as necessidades de armazenamento de energia consequentemente aumentam.
A crescente implementação de diversos projetos de energias renováveis em todo mundo, em complementaridade com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes, permite a redução dos custos associados a esta tipologia de projetos e consequentemente uma maior competitividade com a energia produzida através de combustíveis fósseis.
No entanto, ao contrário do carvão, a produção de energia solar ou eólica não pode ser armazenada por muito tempo. A energia solar, por exemplo, normalmente produz mais energia no verão, mas a procura por norma é maior no inverno. Como resultado, e face à situação climática que o planeta atravessa e às exigências e metas energéticas impostas aos vários países a nível mundial, a produção de energia renovável por si só, apesar de importante para a descarbonização da energia, não é suficiente. É necessário desenvolver tecnologias e económica e ambientalmente viáveis e eficientes que possam capturar o excesso de energia em determinados períodos do ano, armazená-la e libertá-la quando for necessário.
É aí que entra o hidrogénio, uma opção de armazenamento de energia a longo prazo cada vez mais viável para as fontes de energia renovável, pois pode ser armazenamento sem se deteriorar ou dissipar.
Assim, a energia pode ser armazenada em hidrogénio livre de carbono por longos períodos e depois usada quando necessário. O hidrogénio armazenado fornece energia prontamente disponível para alturas em que exista uma maior procura de energia.
Apesar de ainda existirem algumas dúvidas sobre a viabilidade do hidrogénio verde devido ao seu alto custo de produção, armazenamento e transporte, à medida que a descarbonização do planeta avança e, consequentemente, a geração de energias renováveis se torna mais barata, estas dúvidas vão se dissipando.
A curto/médio prazo o hidrogénio poderá oferecer capacidade de armazenamento em larga escala para apoiar um futuro global de energia limpa.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.
Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:
- Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
- Monitorizações de Sistemas Ecológicos;
- Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- Medidas de minimização e compensatórias.
Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.
Fontes: The carbon Almanac; defianceetfs
Ícones utilizados no texto: Retirados da plataforma Flaticon -Hydrogen icons created by Backwoods.