No Dia Mundial da Conservação da Natureza, comemorado a 28 de julho, foi anunciado um marco significativo para a preservação da biodiversidade ibérica: a aprovação do projeto LIFE SOS Pygargus.
Financiado pela União Europeia, este projeto une Portugal e Espanha na missão de proteger a águia-caçadeira (Circus pygargus) da extinção. Esta ave, também conhecida como tartaranhão-caçador, enfrenta um declínio preocupante na sua população, especialmente nas regiões transfronteiriças entre os dois países.
O Tartaranhão-caçador é uma ave de rapina migradora que tipicamente nidifica e alimenta-se nas searas. O sucesso da reprodução destes animais depende muito da qualidade e quantidade da alimentação no período antes da reprodução. O caçador tem de ser eficaz, por isso caça a maior parte do dia.
Esta espécie está classificada como “Em Perigo” de extinção em Portugal e “Vulnerável” em Espanha. Passa o outono/inverno na África subsaariana e a primavera/verão na Europa e Ásia Ocidental, sendo que a Península Ibérica alberga grande parte da sua população ocidental.
O forte declínio da população desta ave de rapina é resultado sobretudo de alterações nas práticas agrícolas e predação.
A conversão de áreas de cereal em pastagens ou culturas permanentes (vinhas, olivais, amendoais, etc.), a construção de parques eólicos e centrais fotovoltaicas e a intensificação agrícola, tem reduzido significativamente os habitats adequados para a nidificação desta espécie, levando a uma diminuição acentuada da sua população.
Em Portugal, a redução significativa de áreas de produção de grão para expansão da produção bovina tem resultado numa perda de habitat. Segundo o primeiro censo nacional da espécie realizado em 2022-2023, a sua população encontra-se em declínio acentuado nos últimos 15 anos e está atualmente em risco de desaparecer. Por ser uma espécie muito dependente de áreas agrícolas para a sua sobrevivência, os agricultores têm um papel chave na sua conservação.
Reconhecendo a gravidade desta situação, o LIFE SOS Pygargus surge como uma resposta coordenada e multifacetada para reverter este cenário.
O projeto inicia em setembro de 2024 e termina em 2030.
Abrange 49 Zonas de Proteção Especial da Rede Natura 2000 e áreas adjacentes em Portugal (23) e Espanha (25). Estas áreas são essenciais para a sobrevivência e expansão da espécie e para assegurar a conectividade da Rede Natura 2000.
LIFE SOS Pygargus | Objetivos:
- Melhorar o estado de conservação do Tartaranhão-caçador em Portugal e das populações transfronteiriças;
- Adaptar as práticas agrícolas ao ciclo reprodutivo da espécie promovendo o uso de variedades de cereais e forragens;
- Reduzir em 75% a mortalidade dos ninhos e aumentar em 50% a população reprodutora desta ave, através de práticas agrícolas mais compatíveis com as necessidades ecológicas da espécie.
- Promover a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha;
- Promover a consciencialização pública sobre a importância da conservação desta espécie.
A implementação deste projeto é uma clara demonstração de como a cooperação internacional pode ser crucial para a conservação da biodiversidade. Ao reunir 17 parceiros, incluindo ONGs, universidades, entidades públicas e empresas privadas, o LIFE SOS Pygargus estabelece um modelo de colaboração que poderá servir de exemplo para outros esforços de conservação em todo o mundo.
Mais do que preservar uma das espécies mais ameaçadas da fauna ibérica, este projeto promove a sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas e reforça a importância da conservação da natureza para as comunidades rurais. O Tartaranhão-caçador, ao controlar populações de insetos e pequenos roedores, desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.
A nossa equipa foi responsável pela monitorização de Tartaranhão-caçador durante a fase de exploração do Parque Eólico de Negrelo e Guilhado.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.