fbpx

Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem – 4 de Dezembro

A 4 de dezembro, celebra-se o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem.

Esta data comemorativa foi criada em 2012, nos Estados Unidos da América, com o propósito de sensibilizar e mobilizar a comunidade para a conservação da vida selvagem, que tem enfrentado um declínio alarmante nos últimos anos.

No geral, este dia segue os mesmos objetivos do Dia Mundial da Vida Selvagem instituído pela Nações Unidas que se comemora no dia 3 de março.

Num contexto em que os desafios ambientais se tornam cada vez mais críticos, esta celebração sublinha a relevância da biodiversidade para o equilíbrio dos ecossistemas.

Porque é essencial proteger a vida selvagem?

A vida selvagem é mais do que uma riqueza natural, é uma parte essencial do nosso planeta. São várias as espécies que desempenham papéis cruciais na regulação do clima, na polinização, na purificação da água e na fertilidade dos solos. A sua proteção é essencial para garantir a sustentabilidade do nosso planeta e a qualidade de vida das futuras gerações.

No entanto, a biodiversidade enfrenta ameaças sem precedentes. Alterações climáticas, desflorestação, caça furtiva, poluição e a expansão das atividades humanas colocam milhões de espécies em risco de extinção. Estima-se que, atualmente, cerca de 1 milhão de espécies estejam em perigo de desaparecer.

Como podemos fazer a diferença?

Todos podemos contribuir para proteger as espécies e os seus habitats. Aqui ficam algumas ações simples que podem fazer a diferença:

— Apoiar projetos de conservação: organizações locais e globais trabalham para proteger espécies e os seus habitats. Deixamos aqui alguns exemplos:

 

— Adotar práticas sustentáveis: reduzir o consumo de plásticos, optar por produtos sustentáveis e fomentar o uso consciente dos recursos naturais.

— Educar e sensibilizar: partilhar conhecimento sobre a importância da biodiversidade é uma poderosa ferramenta para criar mudança.

Em Portugal, a riqueza da vida selvagem está presente nos parques naturais, zonas costeiras e florestas. O Lince-Ibérico, Lobo- Ibérico, a Águia-Imperial, entre muitas outras espécies, são símbolos de uma biodiversidade que devemos proteger.

Na NOCTULA – Consultores em Ambiente, acreditamos que cada ação conta. Desde a implementação de medidas que minimizam os impactes ambientais até ao apoio de projetos que contribuam positivamente para um futuro mais sustentável.

Neste dia, desafiamos todos a refletir sobre o papel que desempenham na proteção da vida selvagem!

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

A nossa equipa foi responsável pela coordenação das monitorizações do Lobo-Ibérico em diversos projetos direcionados para o setor da energia eólica:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.