O hidrogénio tem emergido como um elemento central na transição energética, prometendo revolucionar o mix energético global. Por ser uma fonte de energia limpa e versátil, tem o potencial de descarbonizar setores intensivos em emissões, como os transportes e a indústria.
Contudo, o seu impacto depende diretamente da capacidade de superar um dos maiores desafios associados a este vetor energético: os custos elevados ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção até à distribuição.
O desafio do custo do hidrogénio
Apesar de todo o entusiasmo em torno do hidrogénio, os custos associados à sua produção, armazenamento, transporte e distribuição ainda representam uma barreira significativa à sua adoção em larga escala.
Tecnologias como a eletrólise da água, essenciais para produzir hidrogénio verde, continuam a ser dispendiosas e o transporte eficiente do hidrogénio exige soluções complexas, como compressão ou liquefação, que aumentam ainda mais os custos.
De acordo com estimativas do Laboratório Nacional de Energia e Geologia – LNEG, o custo do hidrogénio verde em Portugal, desde a sua produção até às estações de abastecimento para os transportes em Portugal, poderá variar entre 7 e 12€/kg em 2030.
Ferramenta para o cálculo do custo nivelado do hidrogénio
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia desenvolveu uma ferramenta inovadora – LNEG-LCOH – Uma Calculadora de Custos para o Hidrogénio.
Esta ferramenta gratuita está disponível em português e inglês (https://lcoh.lneg.pt/) e foi concebida para ajudar empresas, investigadores e decisores a estimar rapidamente os custos em diferentes etapas da cadeia de valor do hidrogénio.
O custo do hidrogénio é expresso como um custo nivelado (em €/kgH2 considerando o tempo útil de cada projeto) para facilitar a comparação dos diferentes projetos.
A ferramenta, desenhada especificamente para a realidade de Portugal, proporciona flexibilidade, permitindo personalizar os cálculos com base em variáveis específicas e oferece valores de referência baseados nas tendências mais recentes do setor.
A versão beta 01.2024 da calculadora estará disponível até 31 de janeiro de 2025. Durante este período, o LNEG incentiva os utilizadores a testar a ferramenta, enviar feedback, reportar erros e partilhar sugestões de melhoria. Os contributos podem ser enviados para o e-mail lcoh.lneg@lneg.pt.
Em conjunto com a publicação do Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável, esta iniciativa reforça o papel do LNEG no apoio à inovação e no desenvolvendo de soluções viáveis para os desafios que ainda travam a adoção em larga escala desta fonte de energia.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.
Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:
- Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
- Monitorizações de Sistemas Ecológicos;
- Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- Medidas de minimização e compensatórias.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de um Estudo de Macrocondicionantes Ambientais para áreas no sul do país, cujo objetivo consiste na análise da viabilidade ambiental para o desenvolvimento futuro de um projeto de produção de hidrogénio verde, apoiado na utilização de energia produzida através de fontes renováveis (eólica e solar).
A nossa equipa foi ainda responsável pela coordenação e elaboração:
Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.