A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pelo coordenação dos trabalhos de Acompanhamento Ambiental de Obra (AAO) durante a fase de construção do Reequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II.
Este Parque Eólico é constituído por 7 aerogeradores de 1,5 MW de potência unitária, totalizando uma potência instalada de 10,5 MW. O projeto de Reequipamento visa substituir os aerogeradores existentes por 3 novos aerogeradores de potência 3,5 MW cada um, mantendo a potência instalada de 10,5 MW.
O AAO pretende assegurar que, no decurso da fase de construção do Reequipamento do Parque Eólico, com base num cuidado e sistemático planeamento, gestão e controlo de todas as ações previstas, seja possível minimizar, ou mesmo anular, eventuais impactes negativos causados na área a intervencionar (direta ou indiretamente).
Esta etapa tem como principal objetivo, acompanhar todo o desenvolvimento da obra, desde o seu início até ao seu término, no que se refere ao cumprimento da legislação ambiental aplicável, à implementação das boas práticas ambientais relevantes face ao tipo de trabalhos em causa (conforme determinado pelos documentos reguladores) e às características da área de intervenção.
Para que a equipa que acompanha os trabalhos possa ter um conhecimento profundo no que se refere às repercussões das atividades/ações desenvolvidas em obra, é necessário recolher informação, essencialmente, de duas fontes:
- Observação Direta – visualização em obra, confirmando (ou não) a implementação das medidas que se traduzem nas ações/atividades a que o empreiteiro está obrigado contratualmente;
- Análise Documental – análise crítica de todos os documentos referentes ao projeto e à área de intervenção, assim como todos os registos gerados em obra que de alguma forma traduzam atividades/ações com implicações ambientais.
A observação in situ das áreas intervencionadas, ou a intervencionar, permite verificar o cumprimento das normas ambientais exigidas pelos documentos reguladores aplicáveis, permitindo, consequentemente proceder à avaliação da conformidade, em termos ambientais das atividades/ações desenvolvidas em obra.
Esta observação direta será realizada com periodicidade quinzenal, sendo posteriormente efetuado um Relatório Mensal de Acompanhamento Ambiental em Obra, que ilustrará de forma descritiva o observado, evidenciando a conformidade, ou não das ocorrências detetadas, o registo de queixas do público e as soluções apresentadas, acompanhado por um registo fotográfico.



Após o desmantelamento dos aerogeradores, o que fazer aos materiais obsoletos?
Para o desmantelamento dos aerogeradores obsoletos o promotor está a considerar várias possibilidades para a valorização dos equipamentos. Uma das opções passa pela venda das torres, da nacelle e do hub a empresas de maquinaria industrial, que poderão recuperá-los e comercializá-los como equipamentos industriais usados. Existe interesse no mercado internacional para a aquisição destas máquinas, nomeadamente para utilização em terrenos de grande extensão, como quintas.
Em paralelo, avalia-se também a possibilidade de reutilizar peças ou partes destes equipamentos em parques eólicos com aerogeradores antigos, permitindo a sua manutenção e prolongando a sua vida útil.
Outra possibilidade em análise é o destino das pás dos aerogeradores. Uma opção é o seu transporte para o centro de formação de algumas empresas, onde poderão ser utilizadas como base para programas de formação de técnicos especializados na reparação de pás de aerogeradores.
Podemos apoiar a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente prestou serviços de Acompanhamento Ambiental e Arqueológico em várias obras, nomeadamente:
- Parque Eólico de São Macário II;
- Parque Eólico da Raposeira;
- Parque Eólico do Guardão e Linha Elétrica Caramulo-Tábua;
- Central Fotovoltaica Ovar;
- Aproveitamento Hidroelétrico do Mel;
Se precisar de algum serviço na área do Acompanhamento Ambiental não hesite em contactar-nos.