Decorrente de uma ação de prospeção botânica no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, coordenada na Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo (DRCNF-LVT), foi identificada uma espécie de planta nunca antes observada e registada em território português.
A nova espécie para a flora de Portugal, cujo nome científico é Arenaria grandiflora L. ocorre no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, quase exclusivamente, em fendas de rochas calcárias.
Para mais informações sobre esta e outra espécies, explore a plataforma Flora-on.pt.
António Flor, vigilante da natureza e especialista em botânica que exerce funções na DRCNF-LVT, é o coordenador do projeto e autor da descoberta que resultou de um processo de investigação documental relacionado com geologia, geomorfologia, pedologia e solos da área do Maciço Calcário Estremenho.
Créditos: Flora-on.pt
Ficha desta espécie:
Espécie: Arenaria grandiflora
Sub-Espécie: grandiflora
Descritor: L.
Género: Arenaria
Família: Caryophyllaceae
Distribuição em Portugal: Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Distribuição Geral: Regiões montanhosas do Centro e Sul da Europa e Norte da África
Habitat/Ecologia: Rupícola
Época de Floração: Abril – Julho
Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental
Desde 2016, que uma equipa de botânicos juntamente com vários voluntários tem percorrido muitos quilómetros, de Norte a Sul do país, com o objetivo de recolher informações sobre a situação de várias espécies de plantas nativas no território português. O intuito desta iniciativa resultou na elaboração da 1ª Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.
A versão digital da publicação final do projeto “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”, já está disponível para consulta. Pode descarregar documento em formato PDF AQUI.
A elaboração da “Lista Vermelha da Flora Vascular” tem como objetivo colmatar as lacunas que existem no conhecimento da flora vascular que ocorre em território nacional, através da recolha e da compilação de dados que permitam cartografar a distribuição da taxa autóctone de Portugal continental, e simultaneamente avaliar o risco de extinção das espécies da flora vascular, com recurso aos critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Red List of Threatened Species TM).
O projeto teve especial atenção em 621 plantas-alvo, plantas sobre as quais se supõe que estejam mais ameaçadas e sobre as quais é necessário obter mais informação, designadamente:
- Qual a sua localização,
- Qual é a sua população,
- Quais as principais ameaças, etc.
Saiba mais informações do projeto através do nosso artigo: 1ª edição da “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente monitorização de sistemas ecológicos.
Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats:
- Identificação da presença de espécies RELAPE;
- Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
- Levantamentos e catálogos florísticos.
Trabalhos neste âmbito:
- Monitorização de Flora e Habitats na Subconcessão rodoviária do Pinhal Interior,
- Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae, espécie endémica de Portugal continental.
- Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras;
- Monitorização de Flora RELAPE – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração;
- Monitorização de Flora e Vegetação – Fase pré-construção do Parque Eólico do Guardão.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.