A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela Implementação de Medidas de Compensação na Serra do Marão, que consistiu na plantação e proteção de espécies de Bétula alba e Quercus pyrenaica, para criação de corredores ecológicos, no âmbito dos Planos de Monitorização e Gestão das espécies de Coelho-Bravo (Oryctolagus cuniculus), Corço (Capreolus capreolus) e Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus), atualmente em vigor.
As medidas de minimização/compensação têm como objetivo minimizar os potenciais impactes relativos à instalação de infraestruturas em áreas com uma envolvente rica em biodiversidade, nomeadamente, parques eólicos.
As ações de gestão do habitat a implementar como medidas compensatórias, consistiram na reflorestação nas zonas envolventes à área em que se encontra a população atual de Corço, no sentido de promover a interligação das manchas florestadas. Esta intervenção teve como objetivo fomentar o desenvolvimento de corredores ecológicos através dos quais os indivíduos da espécie se possam movimentar, facilitando a expansão dos seus territórios.
Importância dos Corredores Ecológicos
Os corredores ecológicos, também chamados de corredores de biodiversidade, são áreas de cobertura vegetal que permitem a união entre unidades de conservação fragmentadas pela ação antrópica, mitigando assim os efeitos gerados pela fragmentação florestal.
Esses corredores, além de aumentarem a área de cobertura vegetal, permitem a deslocação de animais, bem como a dispersão de sementes, processos essenciais para a recolonização dessas áreas e para a conservação da biodiversidade.
Os corredores ecológicos, ao manterem ou restabelecerem a conectividade da paisagem, também aumentam o fluxo génico, um dos fatores que influenciam a variabilidade genética, aumentando assim as chances de sobrevivência das comunidades biológicas. Além disso, esses corredores podem funcionar como habitat para algumas espécies, já que, nesses locais, podem encontrar recursos essenciais para sua sobrevivência, como alimento e abrigo.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:
- planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.
Trabalhos coordenados pela nossa equipa:
- Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão);
- Monitorização da Mortalidade de Aves e Quirópteros (morcegos) no parque eólico da Serra d’el Rei;
- Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel;
Monitorização de Flora RELAPE, Avifauna e Quirópteros no Parque Eólico do Guardão e Linha de Transporte de Energia;
Flora e Vegetação (Situação de Referência) – Parque Eólico Fonte da Mesa.
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.