BatFest: Explorar o mundo dos morcegos durante o mês de Setembro

Ambiente, Biodiversidade, Blog, Espécies, Fauna, Sistemas ecológicosComentários fechados em BatFest: Explorar o mundo dos morcegos durante o mês de Setembro140

O Bat Conservation Trust está a organizar o BatFest, uma iniciativa dedicada aos morcegos (quirópteros), que irá decorrer durante todo o mês de setembro.

A organização do evento preparou um programa de eventos e atividades diárias para divulgar o incrível mundo destes mamíferos voadores noturnos.

A grande maioria das atividades será online, devido à situação de pandemia que vivemos atualmente, o que significa que todas as pessoas interessadas em saber mais sobre esta espécie, um pouco por todo o mundo, podem participar no evento.

O objetivo desta iniciativa consiste em responder a várias questões sobre a espécie, entre as quais: como conseguem os morcegos orientar-se na escuridão, ou porque é que os morcegos nos causam impressão?

Muitas das atividades serão gratuitas. Em comunicado, o Bat Conservation Trust, explica que “haverá algo para todos, desde aqueles que não sabem nada sobre morcegos, até aos técnicos, pesquisadores e consultores ecológicos com anos de experiência”.

De entre as atividades, destacam-se:

  1. atividades ligadas à arte;
  2. filmes;
  3. fotografia;
  4. contos;
  5. atividades ligadas à ciência;
  6. jardinagem para a vida selvagem;
  7. passeios para observação de morcegos;
  8. fórum de consultores.

Entre os eventos irá realizar-se ainda a Conferência Nacional dos Morcegos (5 e 6 de Setembro), dois dias de conversas, workshops e debates e a Mostra Mundial sobre Conservação de Morcegos, a 23 de Setembro, uma mostra online da conservação destas espécies feita um pouco por todo o mundo.

Chris Packham, presidente do Bat Conservation Trust, diz que setembro “será um mês inteiro de encantamento pela História Natural, cheio de oportunidades para todos descobrirem mais sobre estes animais extraordinários”.

Consulte o programa completo, AQUI.

Os morcegos (quirópteros) constituem cerca de ¼ do total de espécies de mamíferos, sendo o único grupo de mamíferos capazes de voar.

Estima-se que existam no planeta mais de 1.400 espécies, no entanto, nas últimas décadas, o declínio das populações de certas espécies e a consciencialização de que muitas delas estão entre os animais mais ameaçados, levou a que ocupassem lugar de destaque ao nível da sua conservação. 

Em Portugal podem ser observadas 28 espécies de morcegos, 3 delas estão classificadas como Criticamente Em Perigo:

  1. morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale);
  2. morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi);
  3. morcego-rato-pequeno (Myotis blythii).

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:

  1. Monitorização endoscópica de abrigos;
  2. Monitorização de abrigos cavernículas e de edifícios;
  3. Monitorização acústica.

Para além destes serviços, também elaboramos e implementamos planos de gestão específicos para morcegos e medidas de minimização e compensatórias de impactes.

Conheça alguns dos nossos projetos neste âmbito:

 Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha;

 Prospeção de mortalidade de aves e quirópteros – Parque eólico da Lameira;

– Monitorização da atividade de aves e morcegos – parque eólico do Sobrado;

– Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche;

– Monitorização da atividade de Quirópteros – Autoestrada do Marão;

– Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;

 Estudo de quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico Fridão;

 Prospeção de abrigos de Quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão;


Fontes: Bats.org, Wilder

Related Posts