fbpx

Descoberta nova espécie de flor para a Flora Portuguesa

Recentemente entrou para a lista da Flora Portuguesa, uma nova espécie de flor que nunca tinha sido detetada em Portugal. A espécie jacinto-dos-matos (Muscari matritensis), foi detetada na Mata Nacional do Escaroupim, em Salvaterra de Magos (Ribatejo) em maio de 2022, por Fernando Pires e publicada recentemente por João Farminhão & Fernando Pires (2023), através de um artigo na revista científica Acta Botanica Malacitana.

Esta espécie de jacintos foi encontrada em clareiras de uma plantação de pinheiro-manso (Pinus pinea), em matos sobre areias, onde existe também um tojo endémico de Portugal.

O jacinto-dos-matos é uma espécie muito parecida com um outro jacinto existente na flora portuguesa, o  jacinto-das-searas (Muscari comosum). As diferenças são muito subtis. Uma das diferenças reside na cor das flores. O jacinto-dos-matos tem cores malva e ocre, enquanto que o jacinto-das-searas tem cores acastanhadas e violeta.

Ainda pouco se conhece sobre a distribuição do jacinto-dos-matos, mas na próxima Primavera, a Sociedade Portuguesa de Botânica tentará descobrir novas localizações deste nova espécie. Por enquanto, segundo o portal Flora-On apenas se conhece uma população “muito isolada em relação às outras ocorrências ibéricas”.

Atualmente são conhecidas três espécies semelhantes: Muscari comosum – jacinto-das-searas, o cebolinho-de-flor-azul (Muscari neglectum) e agora com esta descoberta, o jacinto-dos-matos.

De acordo com os responsáveis pela descoberta, a invasão por acácia-bastarda (Robinia pseudoacacia), que foi detetada perto de algumas plantas, pode ser uma ameaça potencial para esta população de jacinto-dos-matos, pois a germinação desta acácia poderá levar à perda da qualidade do habitat.

Fontes: Wilder; Flora-on

NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela realização de diversas monitorizações ambientais, nomeadamentemonitorização de sistemas ecológicos.

Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats:

  1. Identificação da presença de espécies RELAPE;
  2. Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
  3. Levantamentos e catálogos florísticos.

 

Trabalhos neste âmbito:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.