fbpx

O que é hidrogénio verde?

O hidrogénio verde surge nos dias de hoje como uma solução inovadora e sustentável para atender às crescentes necessidades energéticas tanto da UE como dos restantes países a nível mundial.

O que é efetivamente o Hidrogénio Verde?

O hidrogénio é “verde” quando a sua produção resulta de fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica ou hídrica. Desta forma, utilizando fontes de energia limpa, a sua produção não emite CO2.

Na realidade o hidrogénio é incolor!

As cores associadas ao hidrogénio simplesmente sinalizam a sua origem, a energia usada na sua produção e os níveis de poluentes emitidos ao longo do processo.

A verdade, é que existe um verdadeiro arco-íris para representar o hidrogénio consoante o processo de produção utilizado, desde branco, cinza, preto, até a cores como turquesa, rosa e amarelo.

Verde… a cor para um futuro mais sustentável! 

O hidrogénio verde é o novo trunfo da União Europeia e do resto do mundo, quando se fala em transição energética, descarbonização e sustentabilidade ambiental.

Produzido através de um processo designado de eletrólise da água, o hidrogénio não é considerado uma fonte de energia, mas sim um transportador de energia, complementar à eletricidade, que pode ter um enorme conjunto de aplicações, em particular em atividades que precisem de fontes mais intensivas de energia, nomeadamente:

  • Setor dos transportes pesados e de longa distância (camiões, barcos, aviões);
  • Setor industrial, como fonte de energia de indústrias de alta temperatura (vidro, cerâmica, ferro e aço) e indústria química associada aos fertilizantes;
  • Armazenamento de energia de longa duração.
Processo de Produção

Eletrólise da Água:

Este processo utiliza fontes de energia renovável para separar as moléculas de água em oxigénio e hidrogénio. Esta técnica revolucionária utiliza células eletrolíticas, onde dois eletrodos, frequentemente compostos de platina ou materiais catalíticos similares, são imersos na água.

Produção de gases: 

A magia acontece quando a eletricidade é aplicada na água. As moléculas de água (H₂O) são desdobradas, resultando na separação do oxigénio e do hidrogénio. Este processo ocorre em duas etapas distintas:

— Anodo – Geração de Oxigénio (O₂):

No anodo, as moléculas de água libertam oxigénio. Esse gás é libertado como um subproduto do processo de eletrólise e pode ser utilizado ou armazenado para diversas aplicações.

— Cátodo – Geração de Hidrogénio (H₂):

Simultaneamente, no cátodo, as moléculas de água libertam hidrogénio. Este hidrogénio é então recolhido e preparado para ser utilizado em várias indústrias, desde a produção de energia até à mobilidade sustentável.

Apesar da instalação da cadeia de valor do hidrogénio verde e outros gases renováveis (produção, transporte, armazenamento e consumo) ainda se encontrar numa fase inicial, Portugal, como todo o seu potencial eólico e solar, está na corrida para se tornar num dos mais importantes exportadores de gases renováveis na Europa.

A aposta no hidrogénio verde será fundamental para acelerar a transição energética e descarbonizar vários setores da economia, como a indústria e os transportes, bem como o próprio setor eléctrico.

Fontes: Público

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.

Apoiamos a sua empresa!

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.

Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:

 

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de um Estudo de Macrocondicionantes Ambientais para áreas no sul do país, cujo objetivo consiste na análise da viabilidade ambiental para o desenvolvimento futuro de um projeto de produção de hidrogénio verde, apoiado na utilização de energia produzida através de fontes renováveis (eólica e solar).

A nossa equipa foi ainda responsável pela coordenação e elaboração: 

 

 

Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.