Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira

Blog, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira5346

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um Pedido de Enquadramento, no âmbito do Regime Jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), para o projeto da Central Solar Fotovoltaica da Vidigueira, localizada no distrito de Beja.

Foi apresentando à Agência Portuguesa do Ambiente um requerimento e um anexo técnico com todos os elementos identificados no Anexo I da Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro, em conformidade com artigo 2.º da referida portaria.

Estima-se que esta Central Fotovoltaica tenha uma potência total instalada de 3 630 kW e que seja constituída por cerca de 11 000 módulos fotovoltaicos, com potência unitária de 330 W, ligados a 4 grupos inversores de 1000 kW cada.

Os módulos serão assentes numa estrutura metálica que fará o seguimento do Sol desde o seu nascimento até ao seu ocaso. Os módulos ficarão, então, numa posição cuja inclinação e orientação variará consoante a posição relativa do Sol, isto é, de manhã estarão virados para nascente e ao final do dia para poente.

Painel Solar assente em estrutura metálica de seguimento do Sol

A implementação de uma  Central Solar Fotovoltaica resulta da possibilidade de congregar vários fatores, como:

  1. O recurso solar;
  2. Condições de escoamento da energia produzida;
  3. Viabilidade para implantação das infraestruturas associadas à tecnologia.

Tendo em consideração as necessidades específicas que a tecnologia solar a implementar exige, para além do número de horas de sol e orientação do terreno é necessária a disponibilidade de terrenos com uma morfologia e configuração adequadas ao projeto (zona plana e com largura e comprimento compatível com a instalação dos painéis fotovoltaicos).

Os requisitos de viabilidade técnica favoráveis à construção de uma Central Solar são:

  1. Dimensões necessárias à construção de uma Central Solar;
  2. Baixo nível de intervenção no terreno;
  3. Proximidade a uma linha de transporte de energia com as características técnicas necessárias. As características da intervenção adaptam-se à topografia do terreno.

Os requisitos de viabilidade económica são:

  1.  Local de fácil acesso;
  2. Acessos já existentes.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica:

Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;

Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes.

A NOCTULA também já foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

 

Related Posts