Foi lançado recentemente o “Roteiro para a Introdução de Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional”, que visa evidenciar o papel relevante que os gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano, podem assumir na otimização dos processos e na descarbonização do setor industrial, simplificando a transição energética através de soluções mais sustentáveis e eficientes.
O projeto tem como objetivo a promoção da eficiência energética e utilização de gases renováveis em setores industriais energeticamente intensivos em Portugal, nomeadamente, na produção de vidro, cerâmica, metalurgia, siderurgia e plásticos.
A implementação do projeto assenta num plano estruturado em cinco ações principais, distribuídas ao longo de 2 anos. As ações definidas contemplam diversas iniciativas como workshops, seminários setoriais, cursos de formação e a disponibilização de uma ferramenta de autodiagnóstico.
Os diagnósticos energéticos darão origem a relatórios específicos por empresa abrangida, mas também a relatórios setoriais com indicação de medidas de eficiência energética. As oportunidades de introdução de gases de origem serão destacadas por meio de um mapeamento que permitirá as indústrias potencializarem o processo de descarbonização.
Este roteiro irá promover um aumento da eficiência energética, motivado pela utilização de equipamentos mais eficientes e adaptação dos consumos, promovendo também a redução de gastos internos ao nível dos combustíveis fósseis utilizados.
O Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional é um projeto da Floene, pioneiro à escala nacional, tendo obtido o primeiro lugar na categoria de medidas intangíveis do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia (PPEC).
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico, no âmbito do enquadramento legal, aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.
Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:
- Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
- Monitorizações de Sistemas Ecológicos;
- Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- Medidas de minimização e compensatórias.
Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.