No dia 3 de julho decorreu no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, o XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia, dedicado ao tema “Energia Fotovoltaica e Bioenergia para o Setor Agrícola”.
Organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, este debate justificou-se pela crescente importância das energias renováveis na produção de energia limpa.
Neste simpósio os participantes tiveram oportunidade de obter informações sobre as novidades no setor da energia fotovoltaica e bioenergia no setor agrícola, na Alemanha e em Portugal.
Estiveram presentes 8 empresas alemãs, que apresentaram soluções e tecnologias avançadas ao nível de produtos e serviços para este setor, bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.
As 8 empresas presentes neste Simpósio Luso-Alemão de Energia:
- ABO Wind AG
- Binder GmbH
- Cathaia International GmbH & Co. KG
- deSonna UG
- HolzWert GmbH & Co. KG
- Pfalzsolar AG
- PlanET Biogas Global GmbH
- Suma Rührtechnik GmbH
Nos dias a seguir ao simpósio (4 a 6 de julho) realizaram-se reuniões individuais entre empresas alemãs e os potenciais parceiros portugueses nas instalações das respetivas empresas em Portugal.
O setor agrícola consome continuamente eletricidade e calor, sendo os respetivos preços em Portugal superiores à média europeia. Por conseguinte, a fatura energética reduz em grande parte as margens das explorações agrícolas portuguesas. Os agricultores encaram assim o investimento em energias renováveis como uma oportunidade para reduzir custos e melhorar as margens de lucro.
Portugal dispõe de um grande potencial de diversos recursos naturais, entre eles sol, vento, água e biomassa. A aplicação específica das respetivas tecnologias no setor agrícola ainda se encontra numa fase inicial, sendo que a energia fotovoltaica e a bioenergia apresentam o maior potencial no contexto português.
Simultaneamente, o setor agrícola é de grande importância estratégica para a evolução económica positiva de Portugal no futuro. O Estado Português criou um quadro de política energética que incentiva o investimento em tecnologias baseadas nas energias renováveis, tendo como peças chave o PDR2020, o POSEUR2020 ou a recente legislação sobre o autoconsumo.
Fontes: Agronegócios; ccila-portugal
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica.
Trabalhos já realizados:
- Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira;
- Pedido de Enquadramento no procedimento AIA – Central Fotovoltaica de Alpalhão.
A NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.