fbpx

Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Reequipamento do Parque Eólico da Bulgueira

O potencial eólico em regiões montanhosas, torna-as interessantes do ponto de vista da exploração elétrica, mas a sua interação com os valores naturais e a biodiversidade torna importante o desenvolvimento de estudos e programas de monitorização de forma a quantificar o seu efeito sobre as comunidades biológicas.

Apesar de se reconhecer que a produção de energia eólica não gera impactes comparáveis a outras fontes energéticas (ao nível da poluição da água, ar e gases responsáveis pelo efeito de estufa), a mortalidade sobre espécies de aves e de quirópteros (morcegos) tem sido regularmente observada em diversos locais.

A equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização da Avifauna e Quirópteros, durante a fase de construção do Reequipamento do Parque Eólico da Bulgueira.

Estas monitorizações visam dar cumprimento aos respetivos Planos de Monitorização do projeto.

Monitorização da Avifauna

A monitorização da Avifauna teve como objetivo descrever, caracterizar e identificar impactes da fase de construção na área de implementação do reequipamento do Parque Eólico.

Os objetivos da monitorização nesta fase incluíram:

  • A avaliação dos potenciais impactes de efeito de exclusão sobre a comunidade avifaunanística;
  • Avaliação da eficácia das medidas de mitigação propostas e eventual necessidade de medidas adicionais.
Monitorização de Quirópteros

A monitorização de Quirópteros teve como objetivo recolher informação sobre a comunidade de quirópteros da área de estudo do reequipamento do Parque Eólico da Bulgueira, durante a fase de construção, de modo a avaliar, por comparação com os resultados obtidos no Ano 0, eventuais impactes sobre este grupo.

Os objetivos específicos da monitorização incluíram:

  • A identificação das alterações na comunidade de quirópteros, presente na área do Parque Eólico, ao nível de um eventual efeito de exclusão;
  • Avaliar a eficácia das medidas de mitigação propostas e da necessidade de medidas adicionais.

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik –  image by photoangel.

Podemos apoiar a sua empresa!

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para quirópteros (morcegos), aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.

Acompanhe alguns projetos idênticos coordenados pela nossa equipa:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.