O IPES – Instituto Português de Energia Solar, uma organização dedicada ao desenvolvimento e promoção no setor da Energia Solar, organizou o 4.º Simpósio IPES subordinado à temática: “A Concentração Solar e o Futuro”.
O simpósio decorreu nos dias 24 e 25 de setembro de 2018 e promoveu a discussão e tomada de conclusões relativas a uma futura política energética nacional para a energia solar. O debate contou com um painel de oradores formado por especialistas nacionais e internacionais.
Centrais Parabólicas Solares com sal fundido
O simpósio encerrou com a inauguração do campo de concentradores solares parabólicos (3,6 MWth), na Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP -Évora Molten Salt Platform), uma infraestrutura única em Portugal e na Europa.
Este projeto é desenvolvido pela Universidade de Évora e pelo Instituto DLR de Pesquisa Solar, com um consórcio de empresas alemãs que inclui a:
O objetivo deste projeto de pesquisa, consiste em examinar a eficiência e a fiabilidade de centrais parabólicas com sal fundido como meio de transferência de calor.
Évora Molten Salt Platform – Tanques de armazenamento de calor salino | Fonte: DLR
Central Parabólica Solar com tubo receptor | Fonte: Flagsol
Atualmente, as centrais elétricas parabólicas comerciais utilizam óleos térmicos para receber e transferir o calor de alta temperatura gerado pela radiação solar. Em comparação com o óleo térmico, a vantagem do sal é o seu menor custo de aquisição e a possibilidade de o sal poder ser aquecido a uma temperatura superior ao do óleo térmico.
O gerente de projeto, Dr. Michael Wittmann da DLR, afirma que “uma das principais vantagens do sal fundido é a sua boa resistência a altas temperaturas. Para o óleo térmico, a temperatura de 400 graus Celsius é o limite. Mas o sal suporta temperaturas acima de 500 graus em uso contínuo.”
Fonte: IPES
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica.
Trabalhos já realizados:
- Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira;
- Pedido de Enquadramento no procedimento AIA – Central Fotovoltaica de Alpalhão;
- Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.