No âmbito do projeto GRECO (H2020), a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora realizou uma campanha de recolha de informações sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos de exposição solar.
O GRECO é um projeto europeu que tem como objetivo científico investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, de forma a determinar o efeito da sua exposição prolongada ao sol ao longo de uma década ou mais.
Para isso, contou com a participação de todos as proprietários com instalações fotovoltaica de longa duração.
Apesar do enorme crescimento da energia solar que se faz sentir nos últimos anos, os módulos fotovoltaicos ‘antigos’, isto é, aqueles que permanecem em operação depois de muitos anos de exposição ao sol, são bastante raros.
Esta raridade não se deve ao facto de os módulos fabricados há muitos anos serem de má qualidade, mas sim, devido esse crescimento rápido e sustentado do mercado fotovoltaico. Isto significa que a maioria dos módulos que funcionam atualmente ainda são muito ‘jovens’.
Quanto maior for a vida operacional dos sistemas fotovoltaicos:
- melhor será a sua rentabilidade económica;
- menor será a emissão de gases de efeito estufa;
- menores serão os resíduos para reciclagem.
A vida útil garantida pelos fabricantes é de 25 anos, no entanto muitos investigadores acreditam que a vida útil dos painéis solares pode chegar ou exceder os 30 anos.
Segundo informação do GRECO, atualmente 85% da capacidade instalada em todo o mundo tem menos de 5 anos, ou seja, ainda não atingiu 20% da sua vida útil.
Objetivo da campanha: publicar resultados gerais que ajudem a melhorar a tecnologia fotovoltaica, com a qual serão construídos os módulos do futuro.
Fontes: Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, GRECO
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica, nomeadamente:
- Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira;
- Pedido de Enquadramento no procedimento AIA – Central Fotovoltaica de Alpalhão;
- Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.