A NOCTULA – Consultores em Ambiente, foi responsável pelas monitorizações da mortalidade da Avifauna, relativo às campanhas realizadas durante a Fase de Exploração do Parque Eólico (PE) do Sobrado, dando cumprimento ao Plano de Monitorização da Mortalidade de Avifauna, plano esse desenvolvido no âmbito do processo de Pós-Avaliação n.º 217 “Parque Eólico do Sobrado”.
Este empreendimento de produção eólica, em fase de exploração, localiza-se na Serra de Montemuro, no concelho de Castro Daire, na Região de Dão-Lafões e é composto por 4 aerogeradores da marca Repower (modelo MM82), com uma altura de torre de 80 metros, diâmetro de rotação das pás de 82 m e potência unitária de 2MW.
O potencial eólico das regiões montanhosas torna-as interessantes do ponto de vista da exploração elétrica, mas a sua interação com os valores naturais e a biodiversidade torna importante o desenvolvimento de estudos e programas de monitorização, uma vez que é nas zonas remotas das cotas mais altas dos sistemas montanhosos que se encontram as condições ecológicas que permitem a permanência de comunidades biológicas em bom estado de conservação.
A utilização de energia eólica não gera impactes comparáveis a outras fontes energéticas (ao nível da poluição da água, ar e gases responsáveis pelo efeito de estufa), no entanto a mortalidade sobre espécies de aves tem sido regularmente observada em diversos locais.
O PE do Sobrado encontra-se integrado numa área que, dada a ocorrência de 16 habitats de interesse comunitário bem como de 7 espécies de fauna incluídas nos anexos da diretiva Habitats, encontra-se classificada como sítio da lista nacional de Sítios com Interesse para a Conservação.
A comunidade de aves nesta área de montanha é sobretudo constituída por espécies comuns, embora se encontrem referenciadas algumas espécies com estatuto de conservação elevado a nível nacional. De facto, encontram-se referenciadas para as imediações do PE do Sobrado 58 espécies de aves.
De forma a cumprir os objetivos definidos no plano de monitorização, os parâmetros estudados incluem a prospeção de mortalidade de aves por colisão com os aerogeradores (AG’s) do PE do Sobrado. Os parâmetros monitorizados são os seguintes:
- Mortalidade – contagem do número de cadáveres de aves e de quirópteros em torno dos aerogeradores;
- Causas de morte – determinação da provável causa de morte dos cadáveres encontrados.
O PE do Sobrado entrou em exploração em junho de 2009 tendo-se iniciado de imediato as monitorizações dos sistemas ecológicos. Com o intuito de avaliar os efeitos do projeto a longo prazo sobre a avifauna será dada continuidade as monitorizações da mortalidade de aves e quirópteros, durante a fase de exploração do PE do Sobrado, com data prevista para o ano de 2029.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.
Metodologias:
- Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”);
- Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
- Radio-tracking e seguimento por satélite.
Trabalhos já realizados neste âmbito:
- Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado;
- Monitorização de Avifauna – Parque Eólico da Maunça (fase de construção);
- Monitorização de aves e quirópteros no parque eólico Enerfer I;
Monitorização de avifauna e quirópteros no Parque Eólico do Guardão.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.