A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização de abrigos e da atividade de quirópteros (morcegos) no Lote 6.2 da Subconcessão Douro Interior (ascendi).
O estudo de inventariação foi realizado durante a fase inicial de construção do projeto, entre Dezembro de 2010 e Fevereiro de 2011, dando cumprimento ao Plano Geral de Monitorização (PGM) elaborado no âmbito de procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do lote 6.2 da Subconcessão do Douro Interior (SDI): Lanço do IC5 – Murça (IP4) / Nó de Pombal – Trecho Carlão / Nó de Pombal.
Esta subconcessão é constituída por dois eixos rodoviários: o Itinerário Principal n.º 2 (IP2), entre Macedo de Cavaleiros e Celorico da Beira e o Itinerário Complementar nº 5 (IC5), entre Murça e Miranda do Douro.
O estudo apresentado pela NOCTULA – Consultores em Ambiente teve como objetivo, caracterizar e monitorizar os principais impactes associados a este tipo de infraestrutura ao nível da atividade de quirópteros e da utilização que estes fazem das áreas adjacentes à via.
Relativamente à prospeção de abrigos de morcegos veja como as sondas endoscópicas são úteis para encontrar espécies arborícolas e fissurícolas: http://noctula.pt/abrigos-de-morcegos-aproveitamento-hidroelectrico-fridao.
Acompanhe projetos idênticos coordenados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:
Monitorizações de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico da Raposeira (Fase de Exploração);
Avifauna e Quirópteros – Fase de construção do Parque Eólico de Penacova;
Prospeção de mortalidade de aves e quirópteros – Parque eólico da Lameira;
Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha;
Monitorização de Aves Migradoras Planadoras e Quirópteros – Parque Eólico Picos Verdes I;
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.