fbpx

Avifauna na Linha Elétrica Frades-Caniçada

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização da atividade e mortalidade de avifauna ao longo da Linha Elétrica de Frades-Caniçada.

Este projeto consistiu na modificação da Linha Vila Nova – Riba de Ave para Dupla a 150-400 kV entre as subestações de Frades e de Caniçada.

A linha elétrica Vila Nova – Riba de Ave a 150/400 kV foi sujeita a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), conforme estipulado no Anexo I do Decreto-Lei n.° 69/2000, de 3 de maio, recentemente republicado pelo Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 47/2014, de 24 de março.

Na sequência do parecer final da Comissão de Avaliação (CA), concluído em maio de 2010 e tendo em conta as conclusões da Consulta Pública e a Proposta da Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), foi proferida para o projeto “Modificação da linha elétrica Vila Nova – Riba de Ave a 150/400 kV, entre as subestações de Frades e Caniçada”, em 22 de junho de 2010, uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) com parecer final favorável condicionado ao cumprimento das medidas de minimização inscritas nos planos de monitorização propostos no EIA.

Os estudos a cargo da NOCTULA – Consultores em Ambiente dão cumprimento ao Plano de Monitorização de Avifauna, cujo objetivo consiste na avaliação dos efeitos do projeto sobre a avifauna, determinando o grau de alteração das comunidades e a mortalidade induzida pela instalação e funcionamento da linha elétrica.

Os trabalhos de campo tiveram a duração de 2 anos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.