A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um Pedido de Enquadramento no regime jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), para o projeto da Central Solar Fotovoltaica de Selmes, apresentando à Agência Portuguesa do Ambiente um requerimento e um anexo técnico com todos os elementos identificados no Anexo I da Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro, em conformidade com artigo 2.º da referida portaria.
O projeto da Central Solar de Selmes destina-se exclusivamente à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – o Sol. Esta Central Solar apresenta uma potência total instalada de 3 168 kWp, constituída por cerca de 10 000 módulos fotovoltaicos, com potência unitária de 300 Wp, ligados a 3 grupos inversores de 1000 kW cada.
Estima-se que a Central Solar de Selmes produza energia suficiente para suprir cerca de um quarto do consumo total de energia elétrica no concelho da Vidigueira – Beja, local da instalação desta central.
Uma Central Solar é um centro de produção de eletricidade que utiliza como energia primária aquela que se encontra associada a um recurso natural renovável, o sol. A sua implementação resulta da possibilidade de congregar vários fatores, como:
- O recurso solar;
- Condições de escoamento da energia produzida;
- Viabilidade para implantação das infraestruturas associadas à tecnologia.
Tendo em consideração as necessidades específicas que a tecnologia solar a implementar exige, para além do número de horas de sol e orientação do terreno é necessária a disponibilidade de terrenos com uma morfologia e configuração adequadas ao projeto (zona plana e com largura e comprimento compatível com a instalação dos painéis fotovoltaicos).
Os requisitos favoráveis à construção de uma Central Solar neste local são:
Requisitos de viabilidade técnica
- Dimensões necessárias à construção de uma Central Solar;
- Baixo nível de intervenção no terreno;
- Proximidade a uma linha de transporte de energia com as características técnicas necessárias. As características da intervenção adaptam-se à topografia do terreno.
Requisitos de viabilidade económica
- Local de fácil acesso;
- Acessos já existentes.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou trabalhos no âmbito de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.