A maior parte dos empregos verdes concentra-se no setor solar fotovoltaico, onde já trabalham 2,2 milhões de pessoas. Em Portugal as renováveis dão trabalho a mais de 40 mil pessoas.
A indústria das energias renováveis já é responsável por 6,5 milhões de empregos a nível mundial, mais do dobro do registado há dez anos, quando se rondava os 3 milhões de empregos verdes.
Os valores foram divulgados pela organização REN 21 (Renewable Energy Policy Network for the 21st Century), e referem ainda que a China, por si só, gerou mais de 1,5 milhões de empregos na área das energias renováveis.
O segmento do solar fotovoltaico emprega 2,2 milhões de pessoas, logo seguido do ramo dos biocombustíveis, com 1,4 milhões. A indústria eólica dá trabalho a 834 mil pessoas a nível mundial.
A Alemanha gerou 363 mil empregos verdes e a Espanha 114 mil. O resto da Europa é responsável por 761 mil empregos na indústria das renováveis.
Para Portugal, a REN 21 não tem dados em concreto, mas a a APREN – Associação das Energias Renováveis, divulgou recentemente um estudo onde são contabilizados 40 727 empregos em Portugal, sendo que os dados reportam ao final de 2013. O estudo nota ainda que 2811 daqueles empregos são criados diretamente pelo sector e 37 916 de forma indireta.
Com a evolução tecnológica os custos das tecnologias também estão a descer. O caso mais visível é o da indústria do solar fotovoltaico onde, de acordo com os especialistas da REN 21, entre 2010 e 2014 se assistiu a uma redução de custos por megawtt da ordem dos 50%.
No entanto, e ainda segundo os mesmos responsáveis, a tecnologia mais competitiva é a da energia eólica, que viu os seus custos por megawtt baixarem “significativamente” durante toda a década de 90.
Recorde-se que esta indústria é a que tem maior implantação em Portugal, com dois clusters que empregam centenas de pessoas, um em Viana do Castelo e outro em Vagos, perto de Aveiro. Em ambos os casos a maior parte da produção segue para exportação.
Fonte: Expresso
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos nossos projetos:
- Estudo de Impacte Ambiental (EIA) – Central Fotovoltaica de Lupina;
- Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) – Central Fotovoltaica de Mogadouro;
- Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor.
A equipa da NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.